Acidentes em Minas: pesquisa inédita revela situações mais comuns e perfil das vítimas

Cerca de 70% dos acidentes de trânsito registrados em Minas Gerais ocorrem em áreas urbanas. Em contrapartida, a chance de ocorrências com morte é 2,7 vezes maior em rodovias. Esses são alguns dos dados de levantamento divulgado, nesta quinta-feira (8), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com o Corpo de Bombeiros (CBMMG). Inédito, o relatório analisou os números de mais de dois milhões de acidentes registrados no estado entre 2019 e 2025 e revelou um retrato das rodovias mais perigosas, os dias mais comuns e os perfis de vítimas.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Além de endereço, grande parte das ocorrências também tem sexo e idade. Mais de 70% das vítimas de acidentes de trânsito em Minas são homens e, dentro deste grupo, cerca de 23% têm entre 20 e 29 anos. De acordo com o estudo, a frequência de registros cresce no fim de semana, com pico aos sábados. A Região Metropolitana de Belo Horizonte lidera em número de casos.

Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti reforça a importância do levantamento, que pode direcionar políticas públicas mais eficazes. “Esses dados são estratégicos não só para saúde, mas também para a mobilidade e segurança pública. Por isso, atuamos junto ao DER-MG, localizando zonas quentes, com mais registros, e implementando ações como redutores de velocidade e melhorias nas pistas”, afirma. “Nos municípios, fomentamos medidas como faixas exclusivas para motocicletas, para agir antes que o pior aconteça”.

A análise da SES e do CBMMG traz outro ponto de atenção: acidentes com produtos perigosos. De acordo com o levantamento, eles ocorrem majoritariamente nas BR-262, BR-040 e BR-116, durante o dia e em dias úteis. Gestor da Assessoria de Tecnologia e Informação da SES, Evandro Lana aponta a relevância do estudo para a integração entre instituições governamentais. “Com ele, vamos propor políticas mais precisas, com atuação pontual e coordenada”, diz.

Maio Amarelo

A pesquisa realizada pela Secretaria e pelo Corpo de Bombeiros reflete o mote da ação Maio Amarelo, que visa conscientizar sobre a importância da redução de velocidade e comportamentos seguros no trânsito, especialmente entre motociclistas, ciclistas e pedestres. Em 2025, a campanha carrega o tema ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’.

Para a próxima semana, o Governo de Minas prevê a publicação de uma resolução conjunta que formaliza o Comitê de Governança e Gestão do Programa Mineiro para Vida no Trânsito (PMVT). Entre as atribuições, estão o planejamento e avaliação das ações, o fomento à parcerias com a sociedade civil e instituições de ensino e a elaboração de estratégias de comunicação visando a redução de mortes e lesões no trânsito.

O grupo será coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e envolverá as secretarias de Estado da Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade, Justiça e Segurança Pública, Comunicação Social, além do DER-MG, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

O post Acidentes em Minas: pesquisa inédita revela situações mais comuns e perfil das vítimas apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.