Metrô BH pode chegar até o Viaduto Beatriz, em Contagem

A linha 1 do Metrô BH poderá ser ampliada até o Viaduto Beatriz, em Contagem. O pedido, protocolado nesta sexta-feira (9) pelo Governo de Minas junto ao Ministério das Cidades, inclui a construção de 3,5 milhas de trilhos e duas novas estações na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

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A formalização da demanda ocorreu durante reunião no Ministério das Cidades. O projeto prevê a construção das estações Parque São João e Beatriz e visa integrar ainda mais os municípios de Contagem, Betim e Belo Horizonte.

Além disso, durante o encontro, o Governo de Minas oficializou o pedido de uma linha de crédito de R$ 1 bilhão para viabilizar a execução da obra. “É R$ 1 bilhão que é capaz de mudar a cara da região metropolitana com mais uma ampliação do nosso metrô”, ressaltou o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

A iniciativa, ainda, dá continuidade às articulações que ocorrem entre a Prefeitura de Contagem, a Casa Civil da Presidência da República e o Ministério das Cidades. De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, a “expansão é estratégica para a mobilidade e integração de nossa Região Metropolitana”, afirmou.

Obras no Metrô BH

A concessão do Metrô da RMBH conta com investimento total de R$ 3,7 bilhões, incluindo recursos do Governo de Minas, Governo Federal, e iniciativa privada. No segundo ano do contrato, o Metrô BH adquiriu 24 novos trens, com as primeiras unidades previstas para entrar em operação no primeiro semestre de 2026.

Além disso, estão programadas a conclusão da reforma no Pátio São Gabriel, com ampliação da oficina de manutenção que atenderá as Linhas 1 e 2. Também estão inclusos a recuperação da via permanente, da rede aérea e dos sistemas de energia, sinalização e telecomunicação.

A revitalização completa da Linha 1, incluindo as 19 estações ao longo do percurso de 28,1 quilômetros, tem previsão de conclusão para 2026.

Na primeira etapa, as obras contemplaram as estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho. No segundo lote, ainda passarão por reformas as unidades Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.

A construção da Linha 2, iniciada com intervenções nas estações Amazonas e Nova Suíça, terá um traçado de 10,5 quilômetros e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. A previsão é que a nova linha entre em operação comercial em 2028, encerrando uma espera de mais de 20 anos dos mineiros.

Com a conclusão das obras, a expectativa é de que o metrô da RMBH passe a transportar uma média diária de 223 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.

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