Comida di Buteco 2025 termina neste domingo em BH; veja mapa interativo de bares e pratos

A 25ª edição do Comida di Buteco, concurso que celebra a cultura dos bares em Belo Horizonte, entra no último dia, mas ainda dá tempo de conferir um dos mais de 120 estabelecimentos da capital mineira que participam da temporada mais movimentada do ano sob o tema ‘Paixão pelo buteco’, que exalta a cultura boêmia da cidade. Tá esperando o quê pra aproveitar? Confira o mapa do Comida di Buteco 2025!

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Neste ano, o concurso celebra as ‘bodas de prata’ em BH, local onde nasceu e tomou forma antes de se espalhar por outros cantos do Brasil. O tema da edição é livre e o preço dos pratos concorrentes, fixo: R$ 35 em todos os estabelecimentos.

Mapa do Comida di Buteco BH 2025

Bodas de prata

Neste ano, segundo Maria Eulália Araújo, cofundadora do Comida di Buteco, o tema será livre. Porém, os botecos foram inspirados a, de alguma maneira, homenagear os 25 anos do concurso, seja no prato, ambiente ou atendimento. “Ele [o buteco] é o cenário de momentos marcantes, onde celebramos os grandes amores, superamos desilusões e construímos amizades longevas. Faça chuva ou sol, continua firme, como um elemento de forte presença em nossa identidade cultural”, destaca.

Além da capital mineira – a única cidade a celebrar 25 edições – outros 50 municípios do Brasil vão participar do concurso. “Serão 27 circuitos e cerca de 1,2 mil botecos inscritos em todo país, que prometem entregar receitas com muito sabor, bom humor, criatividade e histórias de famílias para contar”, disse a cofundadora.

Como funciona?

Para escolher o melhor buteco da cidade, público e jurados precisam visitar os estabelecimentos e darem notas de 1 a 10 em quatro critérios: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Ao final do período de votação, os 25 últimos colocados no ranking perdem o direito de participar no ano subsequente.

Em 2024, o grande campeão do Comida di Buteco em BH foi o Espetinhos do Paulão, localizado no bairro Nova Cachoeirinha. O prato vencedor foi o Boi Bandido, que combinava a costela bovina, milho-verde e mandioca cozida, envolvida na manteiga e acompanhada de farofa da casa.

Já a Casa da Madrinha, com o prato Orai por Nós, e o Andrade’s Beer, que apostou em uma costelinha com ora-pro-nóbis à mineira, ficaram na segunda e terceira colocação, respectivamente.

Vale destacar que, após a eleição dos vencedores e cada um dos 27 circuitos, um corpo de jurados visita e avalia os campeões para ser eleito, então, o melhor buteco do Brasil, revelado em julho em uma festa realizada em São Paulo.

O post Comida di Buteco 2025 termina neste domingo em BH; veja mapa interativo de bares e pratos apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.