Estudantes da rede estadual de ensino poderão participar da primeira Olimpíada de Redação de Minas Gerais. A competição terá como tema “Os efeitos do uso excessivo do celular pelas crianças, adolescentes e jovens”.
A novidade foi anunciada pelo vice-governador, Mateus Simões, na última quinta-feira (8), durante a Bienal Mineira do Livro 2025. A ação é para estudantes do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também está garantida a participação dos estudantes da educação especial, do sistema prisional e do socioeducativo, que seguirão orientações específicas.
A redação será realizada em sala de aula, no dia 11de junho, e o processo de seleção seguirá até setembro. A ação está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) e ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG).
“Pela primeira vez na história, Minas Gerais terá uma Olimpíada de Redação para alunos do estado inteiro, em todas as regiões. Com isso, os estudantes mineiros terão a oportunidade de ter uma redação premiada, publicada e lida por milhares de pessoas. O vencedor ou vencedora receberá ainda um reconhecimento e uma premiação”, explicou Mateus Simões.
Etapas e premiação
A competição será realizada em três fases: escolar, regional e estadual. As produções dos estudantes serão organizadas em três categorias, conforme a etapa de ensino: narrativa curta, narrativa longa e dissertativo-argumentativo.
Os textos serão avaliados de acordo com cada categoria textual, considerando a adequação à proposta de produção, clareza, coesão e coerência das ideias, domínio da norma padrão da língua portuguesa, além de criatividade, originalidade e aspectos linguísticos e formais da escrita.
Em caso de empate nas fases regional ou estadual, terão prioridade os textos com maior nota nos critérios de adequação à proposta, seguidos por criatividade e originalidade, e, por fim, domínio da norma padrão da língua portuguesa.
Ao final do processo, serão selecionados vencedores na etapa estadual, em cada etapa de ensino. Os textos vencedores também serão publicados em uma coletânea digital. Além disso, os estudantes premiados receberão menção honrosa, assim como suas respectivas escolas e Superintendências Regionais de Ensino (SREs). O edital com todas as informações será publicado em breve.
O post Minas Gerais terá primeira Olimpíada de Redação para alunos da rede pública apareceu primeiro em BHAZ.