Saiba quem tem direito a desconto na conta de luz em Minas Gerais

Cerca de 1,5 milhão de clientes da Cemig recebem atualmente desconto de até 65% na conta de luz por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O benefício é destinado a famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do governo federal. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, 351 mil clientes são contemplados.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Em 2024, os subsídios concedidos pela TSEE somaram R$ 461 milhões, aumento de quase 14% em relação ao ano anterior, quando foram registrados R$ 405 milhões. No último ano, 17% dos clientes residenciais da distribuidora foram beneficiados pela tarifa social.

O desconto é aplicado para o consumo mensal de até 220 quilowatts-hora (kWh). Acima desse limite, a cobrança segue a tarifa convencional.

Segundo a gerente de Faturamento e Leitura da Cemig, Juliana Amaral, a TSEE é voltada a famílias com menor renda, com foco no acesso à energia elétrica com custo proporcional à capacidade de pagamento.

Para ter direito à tarifa social, é necessário atender a um dos seguintes critérios:

  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa;
  • Estar inscrito no CadÚnico, com renda de até três salários-mínimos, e possuir na família alguém que utilize aparelhos elétricos para tratamento de saúde;
  • Ter na família um beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC), seja idoso ou pessoa com deficiência.

Desde a regulamentação da Lei 14.203/2021, a inclusão no programa é feita de forma automática com base nas informações fornecidas ao Governo Federal. No entanto, é necessário manter os dados atualizados no CadÚnico para garantir a continuidade do benefício.

Juliana Amaral explica que a Cemig recebe os dados diretamente do Governo Federal. Se houver inconsistências no cadastro, o benefício pode ser suspenso. A orientação é manter o acompanhamento dos dados junto ao sistema.

O desconto da TSEE pode ser aplicado em apenas uma unidade consumidora por família. Não é obrigatório que o titular da conta seja o beneficiário. Caso o cliente mude de endereço, deve informar à Cemig para que o benefício seja transferido para a nova unidade.

Mais informações sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica estão disponíveis no portal da Cemig. Para atualização ou inscrição no CadÚnico, os interessados devem procurar a prefeitura local ou acessar o site do Ministério da Cidadania: www.gov.br/cidadania.

O post Saiba quem tem direito a desconto na conta de luz em Minas Gerais apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.