E ao mesmo tempo a gente divulga o município. Esse era um desafio que a feira tinha, porque lá dentro nós somos expositores como qualquer outro, mas tinha essa dificuldade de fazer essa ponte com os meios de comunicação do estado. Criamos um estande que reúne todos os meios de comunicação e é algo que pode perdurar para os próximos anos. A representatividade regional de Luís Eduardo Magalhães transcende a Bahia há muito tempo, pelo menos há uns 10 anos
João Ricardo Barreto – secretário de Comunicação de LEM
Sylvio Lyra, assessor do gabinete do prefeito Júnior Marabá, falou sobre a geração de receita que a Bahia Farm Show atrai para Luís Eduardo Magalhães durante os dias de feira.
Sylvio Lyra, assessor de gabinete do prefeito Junior Marabá
| Foto: Olga Leiria / AG. A TARDE
Segundo ele, há um convênio em andamento com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), responsável pela realização da Bahia Farm Show, que apoia o município no auxílio e operacionalização da feira.“Essa parceria institucional existe, além de todo suporte de operação, de limpeza, incluso neste convênio, independente do aporte financeiro, há todo um sistema de operação e de apoio em segurança, trânsito e uma infinidade de serviços que a prefeitura possui”, explicou. Geração de receita e ampliaçãoA Bahia Farm Show já é considerada a maior feira do Norte e Nordeste e a terceira maior do Brasil. Ela movimentou a receita de Luís Eduardo Magalhães em torno de R$ 11 bilhões em sua edição de 2024. Os hotéis e pousadas na cidade visando a edição 2025 já estão com sua capacidade esgotada. “Já não tem hospedagem em hotel desde o ano passado. Já está esgotada. A feira todo ano publica resultados de faturamento. O ano passado foi de R$ 11 bilhões em 5 dias. O impacto para o município, eu acho que deve ser parecido com o real”, completou Sylvio Lyra.
João Ricardo, secretário de Comunicação de Luís Eduardo Magalhães
| Foto: Olga Leiria / AG. A TARDE
A organização da feira, inclusive, como proposta de ampliação e nacionalização da marca, tem no planejado para 2025 um reposicionamento de marca, saindo de Bahia Farm Show para Brasil Farm Show, evidenciando o crescimento gradual do evento ano após ano.“Vai haver um rebranding para trazer essa ideia de que não é mais algo somente baiano ou regional. É expandir algo que ficou muito grande para que apenas o nome Bahia esteja ligado à marca. O que se imagina em termos de ter tecnologia aplicada no agro, seja ela de fomento, seja na área de aplicação de maquinário e tudo, tem à venda na Bahia Farm Show”, destacou João Ricardo Barreto.Impacto na CulturaSecretário de Cultura e Esportes, Lisvan Vasconcelos destacou o impacto que a Bahia Farm Show traz para Luís Eduardo Magalhães, principalmente na atração de turistas e empresários do setor, que participam ativamente da feira em busca de geração de novos negócios. “Na verdade, a questão econômica, não só de LEM, mas de Barreiras e de outras cidades da região toda, é impactada. Redes de hotéis, as pessoas buscam e não encontram mais vagas. A feira recebe muitas pessoas de fora, muitos turistas, que veem a grandeza de Luís Eduardo na questão do agro e o crescimento do município, que hoje conta com uma diversidade de povos, de diferentes estados. Quem tem o privilégio de poder conhecer a feira e LEM vai ver que nós estamos no caminho certo de crescimento, em todas as áreas”, pontuou.
Secretário de Cultura e Esportes, Lisvan Vasconcelos
| Foto: Olga Leiria / AG. A TARDE
Participaram da visita institucional nesta quinta-feira, 15, o diretor de Relações Institucionais do Grupo A TARDE, Luciano Neves; a diretora do Núcleo Digital, Caroline Gois; o diretor da A TARDE FM, Eduardo Dute; e o head digital do Grupo, Rafael Sena.