O lançamento do Eixo Náutico do Projeto Economia Azul Catarinense foi realizado nesta quarta-feira (14), em Itajaí. A iniciativa do Sebrae/SC, conta com o apoio da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR) e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O objetivo do projeto é fortalecer micro e pequenas empresas da região, por meio de capacitações práticas, consultorias individuais e sessões de negócios estratégicas, promovendo inovação, sustentabilidade, integração da cadeia produtiva e competitividade.
Durante a solenidade, também foi realizado o lançamento regional do Mapeamento do Setor Náutico Catarinense, que vai identificar os diversos empreendedores em todo o estado — incluindo comércio, indústria, prestação de serviços, esportes, restaurantes à beira-mar, oficinas de manutenção e operadoras de turismo.
A gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Juliana Bernardi Dall’antonia, destacou que as ações do projeto envolvem diagnósticos empresariais, capacitações técnicas especializadas, consultorias personalizadas e acesso a novos mercados buscando o desenvolvimento sustentável do setor. “Em toda a região da AMFRI, são quase 20 mil pequenos negócios. Nosso trabalho será conduzido por consultores experientes credenciados ao Sebrae/SC, com foco no aumento dos indicadores de faturamento em até 12% e produtividade em até 18%.”, enfatizou.
Juliana ressaltou ainda que o mapeamento do setor – desenvolvido em parceria com instituições de ensino, iniciativa privada e poder público, vai permitir conhecer o perfil das empresas, facilitando a criação de parcerias e investimentos. “Ao saber onde estão essas empresas, o que elas fazem e do que precisam, é possível incentivar novos investimentos, gerar empregos e melhorar a economia local. Além disso, esse conhecimento ajuda a valorizar o turismo náutico, preservar o meio ambiente e criar oportunidades para quem quer empreender “, esclareceu Juliana.
Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Gabriela Kelm, lembrou que a cidade possui mais de 5 mil empresas diretamente ligadas à economia do mar. “Queremos fortalecer essa cadeia produtiva porque acreditamos que ela representa uma matriz econômica extremamente importante”, afirmou. Ela acrescentou ainda que o eixo náutico é um setor forte na cidade, mas a proposta é avançar com foco na sustentabilidade. “Hoje das embarcações comercializadas no Brasil, 74% são produzidas em Santa Catarina – a maioria delas, em Itajaí”, finalizou.
“É com muito orgulho que a ACATMAR se une ao Sebrae/SC e outros parceiros para fortalecer os empresários do setor, que merecem essa atenção. A proposta é desenvolver toda a cadeia produtiva local, de forma inovadora e sustentável, para que se torne competitiva a nível mundial”, disse o presidente da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Leandro Mané Ferrari, que ressaltou que Itajaí é reconhecida como o principal polo náutico do Brasil.
Para o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI, Jaylon Jander Cordeiro da Silva, o Sebrae/SC tem desempenhado um papel fundamental na identificação das potencialidades de cada município e na orientação das estratégias de cada região. “Como podemos apresentar a região, como podemos aproveitar os estudos para fortalecer não só a indústria naval e pesqueira, mas também toda a cadeia que vem a seguir”, contou.
O projeto Economia Azul foi apresentado pela gestora Estadual Daniela Correa durante o evento realizado no Giardino del Porto (Itajaí Shopping), que reuniu empresários, autoridades e representantes do setor náutico da região, além da imprensa local.
Projeto Economia Azul
O Projeto Economia Azul Catarinense é uma resposta do Sebrae Santa Catarina ao planejamento estratégico 2035 do sistema Sebrae, intitulado ‘Empreendedorismo que transforma a realidade’, o qual priorizou 10 Setores Portadores de Futuro (SPF), que orientam iniciativas para fortalecer os ecossistemas de negócios inovadores e sustentáveis, dentre elas a Economia Azul.
As Economias Portadoras de Futuro (EPF) visam equilibrar crescimento econômico com desafios ambientais, climáticos, sociais e de inclusão, promovendo bem-estar e qualidade de vida. A principal característica é a capacidade de antecipação aos avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor, preocupações ambientais e transformações econômicas globais.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais:
Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
O post Sebrae/SC lança iniciativa inédita em Itajaí para impulsionar micro e pequenas empresas com consultorias e sessões de negócio apareceu primeiro em Olhar do Vale.