Criança morre eletrocutada ao encostar em grade energizada de quadra durante brincadeira, em João Pessoa


Menino de 9 anos sofreu descarga elétrica após tocar em tela metálica energizada por ligação irregular na comunidade Três Lagoas. Perícia encontrou fios descascados e clandestinos no local. Quadra esportiva no Jardim Veneza, em João Pessoa, onde criança morreu eletrocutada
Flávio Fernandes/TV Cabo Branco
Uma criança de nove anos morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto brincava em uma quadra de esportes na noite desse sábado (17), na comunidade Três Lagoas, no bairro Jardim Veneza, em João Pessoa. A principal suspeita é que o acidente tenha sido provocado por uma ligação clandestina de energia elétrica que energizou a grade metálica da quadra.
A vítima, identificada como Joalisson Mendonça Balbino, morava na comunidade e costumava frequentar o local para brincar com os amigos. Segundo relato da Polícia Militar, o acidente aconteceu quando a bola com a qual a criança brincava caiu próxima à tela da quadra, em uma área com poça d’água. Ao tentar recuperar a bola, Joalisson encostou na grade e recebeu a descarga elétrica.
“Quando [a vítima] brincava na quadra a bola caiu próxima à tela, tinha uma poça d’água, quando ele tocou na tela sofreu uma descarga elétrica, vindo a jogar o mesmo distante da tela. Bombeiros chegaram no local e constataram o óbito. A comunidade está revoltada. Infelizmente, uma fatalidade”, lamentou o tenente F. Souza, da Polícia Militar, que esteve no local. A área foi isolada para evitar novos acidentes, e a Energisa foi acionada para cortar o fornecimento de energia na quadra.
Energisa atestou que fios clandestinos levaram condutividade para a tela da grade, em João Pessoa
Flávio Fernandes/TV Cabo Branco
Durante a perícia, técnicos constataram a existência de diversas ligações irregulares de energia no entorno da quadra.
“Havia vários desvios de energia através de ligações clandestinas. Chamamos a Energisa para poder desligar essas ligações e a equipe da Energisa constatou que havia uma fiação de internet que estava com uns pedaços descascados, então ela estava pegando energia do reator. Por estar com os pedaços descascados, [a fiação] estava encostando na grade metálica da quadra e estava energizando a grade com a energia do reator”, explicou uma das peritas responsáveis pela análise do local.
Segundo a perícia, a fiação irregular estava transmitindo uma tensão que podia chegar a 220 volts. Por estar danificada, a fiação entrou em contato com a estrutura metálica da quadra, transformando a grade em um condutor de eletricidade.
Joalisson apresentava marcas de queimadura no peito, nas mãos e na perna, indicando os pontos de contato com a corrente elétrica.
O caso deve ser investigado pelas autoridades competentes.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.