MASP e Spcine homenageiam Cacá Diegues na Virada Cultural com sessões especiais de cinema

Frans Krajcberg, A flor do mangue, circa 1970. IPAC - Foto Divulgação

Durante a Virada Cultural de São Paulo, que acontece nos dias 24 e 25 de maio, o MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – e a Spcine prestam homenagem ao cineasta Cacá Diegues, um dos nomes mais importantes da história do cinema brasileiro. A programação especial de filmes será exibida no sábado, 24, dentro da instituição cultural.

A sessão começa com “Cinco Vezes Favela” (1962), um dos marcos do Cinema Novo. A produção reúne cinco episódios dirigidos por diferentes cineastas. Um deles, assinado por Diegues, é “Escola de Samba, Alegria de Viver”, que acompanha a jornada de um jovem sambista que assume a liderança de uma escola de samba poucos meses antes do Carnaval. Vale destacar a participação de Abdias Nascimento, importante nome da cultura afro-brasileira.

Na sequência, será exibido “Deus é Brasileiro” (2003), com Antônio Fagundes no papel de um Deus que, cansado dos erros da humanidade, resolve tirar férias.

Cacá Diegues, Deus é Brasileiro, 2003 (Still do vídeo)
Cacá Diegues, Deus é Brasileiro, 2003 ( Fto: Still do vídeo/ Divulgação)

O terceiro filme da mostra é “Dias Melhores Virão” (1989), com roteiro leve e surreal. A trama gira em torno de uma dubladora que sonha em ser estrela de Hollywood. Em meio às suas fantasias, ela conversa com a atriz americana que dubla e com o fantasma de um antigo namorado. A participação de Rita Lee dá um tom ainda mais irreverente à produção.

Encerrando a homenagem, o público poderá assistir a “Bye Bye Brasil” (1979), considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema. A obra acompanha três artistas de teatro mambembe — Salomé, Lorde Cigano e Andorinha — que cruzam o país com a Caravana Rolidei, levando espetáculos a cidades onde a televisão ainda não chegou.

12 exposições gratuitas e horário estendido no MASP

Além da programação de cinema, o público poderá visitar 12 exposições com entrada gratuita durante a Virada Cultural. No sábado, 24, o museu funcionará das 10h à meia-noite, com última entrada permitida até as 23h. Já no domingo, 25, o funcionamento será no horário tradicional, das 10h às 18h.

Vista Edifício Lina Bo Bardi e Edifício Pietro Maria Bardi - Foto: Leonardo Finotti
Vista Edifício Lina Bo Bardi e Edifício Pietro Maria Bardi – Foto: Leonardo Finotti

Para quem deseja explorar as mostras em cartaz, o Edifício Lina Bo Bardi abriga:

  • A Ecologia de Monet
  • Frans Krajcberg: Reencontrar a Árvore
  • Hulda Guzmán: Frutas Milagrosas
  • Mulheres Atingidas por Barragens: Bordando Direitos
  • Sala de Vídeo: Inuk Silis Høegh
  • Acervo em Transformação (exposição de longa duração com obras do acervo do MASP)
Claude Monet, Water Lilies (Nymphéas), 1907. © The Museum of Fine Arts, Houston_ Foto: Thomas R. DuBrock
Claude Monet, Water Lilies (Nymphéas), 1907. © The Museum of Fine Arts, Houston_ Foto: Thomas R. DuBrock

Enquanto isso, o Vão Livre recebe a instalação interativa O Outro, Eu e os Outros, do artista colombiano Iván Argote. Já no Edifício Pietro Maria Bardi, os visitantes poderão conferir:

  • Isaac Julien: Lina Bo Bardi – Um Maravilhoso Emaranhado
  • Artes da África
  • Geometrias
  • Renoir
  • Histórias do MASP

Para aproveitar as exposições no sábado, é necessário reservar ingresso antecipadamente no site do MASP. Um único ingresso dá acesso a todas as mostras em exibição.

O post MASP e Spcine homenageiam Cacá Diegues na Virada Cultural com sessões especiais de cinema apareceu primeiro em RSVP.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.