Durante a menopausa, muitas mulheres sentem os impactos no corpo e na mente. Névoa mental, irritabilidade e ansiedade são algumas das queixas. No entanto, existem diversas formas de lidar com tudo isso e, assim,ter mais qualidade de vida.
A menopausa chegou: como lidar?
Antes de mais nada, é preciso procurar ajuda profissional. Só um médico vai sugerir mudanças no estilo de vida para ajudar a controlar a ansiedade e trazer ganhos em termos de saúde mental neste período. Funciona mais ou menos assim: a mente se agita enquanto o corpo quer descanso. Por isso, acontece uma desconexão entre corpo e mente que impacta a mulher madura.
“É como se a mente estivesse sempre em estado de alerta, mesmo em situações que não oferecem risco real. Essa hiperatividade mental pode levar ao esgotamento emocional e comprometer o dia a dia da mulher”, explica a nutricionista e chef de alimentação saudável Dra. Giovanna Agostini, especialista em climatério e menopausa.
Muitas mulheres não percebem que essa agitação é reflexo da menopausa. “O primeiro passo é reconhecer que a ansiedade pode sim ser um reflexo da transformação hormonal. Buscar ajuda especializada permite agir com mais clareza e eficiência sobre os sintomas”, diz a especialista.
Ela alerta para o cuidado com a alimentação. Nutrientes como magnésio, triptofano e vitaminas do complexo B, presentes em alimentos como banana, aveia, castanhas, ovos e cacau puro, contribuem para a produção de neurotransmissores que regulam o humor. “Escolhas alimentares conscientes melhoram os níveis de energia e favorecem uma estabilidade emocional mais duradoura”, afirma a Dra. Giovanna.
Além disso, deve-se prestar atenção à qualidade do sono. “Incluir chás na rotina noturna é uma forma simples de autocuidado que favorece o bem-estar, especialmente em um corpo mais sensível às mudanças hormonais”.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais
O post Qual a relação entre menopausa e ansiedade? Entenda apareceu primeiro em RSVP.