Os registros de atropelamentos e colisões nos cerca de 8 mil km de malha ferroviária operados pela VLI — controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e da Ferrovia Norte-Sul — em Minas Gerais e em outros 9 estados brasileiros, além do Distrito Federal, caíram 52% no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024.
Apesar da queda, a companhia enfatiza a necessidade de a população respeitar a sinalização de trânsito, já que imagens das câmeras de segurança de trechos ferroviários em Betim, na Grande BH, e Divinópolis, na região Centro Oeste de Minas Gerais, evidenciam situações de imprudência, como veículos e pedestres atravessando a linha férrea desconsiderado os sinais sonoros e luminosos, além da quebra da cancela.
Segundo a VLI, foram registradas oito ocorrências neste ano, contra 17 nos primeiros quatro meses de 2024. O balanço também aponta uma redução nas colisões: foram três casos em 2025, ante oito no mesmo período do ano passado. Isso representa uma redução de 62% nas ocorrências ferroviárias, em relação ao ano interior.
Por sua vez, os casos de atropelamentos somaram cinco até abril deste ano, frente a nove ocorrências registradas no mesmo período de 2024 — uma redução de 44%.
Apesar da melhora nos indicadores, os registros de imprudência nos cruzamentos ferroviários — como evasões e quebra de cancelas — ainda acendem um sinal de alerta. Em Betim (MG), somente no mês de março, foram contabilizadas mais de 2,5 mil infrações em passagens em nível (PNs), considerando veículos que atravessaram a linha férrea após o acionamento dos sinais luminoso e sonoro. Isso equivale a cerca de 80 comportamentos de risco por dia — ou 3,3 por hora.
Veja o vídeo:
Para evitar ocorrências e promover a adoção de um comportamento seguro em relação à linha férrea, durante o Maio Amarelo, dedicado a campanhas de conscientização para que o trânsito se torne cada vez mais seguro, como nas interações como as ferrovias, a VLI enfatiza a necessidade da população respeitar o trânsito.
Além de blitze, palestras, panfletagem e simulados, a companhia ressalta que é importante estar atento no momento da travessia da linha férrea e pedestres não deve acessar a margem dos trilhos. A população precisa manter sempre uma distância segura da faixa de domínio (15 metros), pois o trem não ocupa apenas o espaço dedicado à linha férrea.
Orientações para motoristas e pedestres estarem sempre em segurança na interação com a linha do trem
- Ao atravessar a linha férrea: pare, olhe e escute! Respeite a sinalização;
- Fique atento a sinais e avisos de segurança;
- Nunca pare sobre os trilhos;
- Fique alerta! É comum se distrair, principalmente ouvindo música ou com o celular;
- Não estacione o seu carro próximo à ferrovia;
- Não pule nos engates dos vagões:
- Não ande ou brinque sobre os trilhos.
O post VÍDEO: Número de acidentes ferroviários cai em 2025, mas registros de imprudência em MG ainda são um alerta apareceu primeiro em BHAZ.