Alerta de mercado: Chanel tem queda de 30% nos lucros em meio a crise na moda

No último ano, a Chanel, renomada marca de luxo, enfrentou uma drástica diminuição em seus lucros, resultado de um aumento significativo nos investimentos em marketing. A medida foi adotada para manter a visibilidade da marca em um cenário desafiador para o setor de luxo.

Conforme divulgado pela empresa em comunicado na terça-feira, 20, o lucro operacional da Chanel registrou uma queda de 30%, totalizando US$ 4,48 bilhões. Este declínio ocorreu juntamente com uma redução de 4,3% na receita comparável, sendo que a região que abrange a China viu suas vendas despencarem em 7,1%.

Este retrocesso acontece em um contexto em que o mercado de luxo tenta se recuperar de um período prolongado de crescimento morno, exacerbado pela diminuição das compras de alto valor por parte dos consumidores chineses.

A situação do setor se tornou ainda mais complicada após a implementação de tarifas globais anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no mês anterior. Mesmo marcas que anteriormente gozavam de grande prosperidade, como a LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, estão relatando resultados abaixo das expectativas neste ano.

Números preocupantes

A queda nos lucros e vendas da Chanel é especialmente notável considerando a longa história da grife. No entanto, as vendas diminuíram 4,2% nas Américas, enquanto na Europa houve um leve aumento de 0,6%.

O investimento privado da marca em “atividades de apoio à marca” alcançou cerca de US$ 2,4 bilhões no último ano. 

O post Alerta de mercado: Chanel tem queda de 30% nos lucros em meio a crise na moda apareceu primeiro em RSVP.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.