O curso de medicina do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (Unifagoc), localizado em Ubá, na Zona da Mata mineira, está entre os seis melhores do Brasil, segundo os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação (MEC), avaliou 309 cursos de medicina em todo o país, mas apenas seis conquistaram a nota máxima.
O desempenho da Unifagoc representa o único curso de medicina fora do estado de São Paulo a alcançar o mais alto conceito na avaliação. A nota leva em consideração critérios como desempenho dos estudantes, infraestrutura, corpo docente, recursos pedagógicos e a opinião dos alunos sobre a formação recebida.
Além da instituição mineira, outras cinco universidades de São Paulo obtiveram o mesmo desempenho:
- Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) – Pública
- Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Privada
- Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) – Privada
- Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) – Privada
- Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano) – Privada
Entre os seis cursos com nota 5, apenas a Famerp é pública. Os demais pertencem à rede privada de ensino superior. A Unifagoc ficou em quarto lugar em ranking divulgado.
Enade 2023
No panorama geral, a maioria dos cursos de medicina obteve conceitos intermediários: 119 tiraram nota 4; 156, nota 3; 22 ficaram com nota 2; e dois receberam o conceito mínimo, nota 1. Quatro cursos não foram avaliados por falta de concluintes em número suficiente.
O Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em diversas áreas, como saúde, engenharia, agronomia, arquitetura e tecnologia. Entre os cursos de saúde, medicina se destacou com média de 65 pontos, seguida por fisioterapia (53,67). O desempenho reflete a qualidade de formação dos futuros profissionais da área e serve como um dos principais indicadores de avaliação do ensino superior no país.
Entre os cursos presenciais, 492 (5%) alcançaram o conceito máximo. Já entre os cursos a distância, apenas seis (0,9%) obtiveram a nota mais alta. O Enade é uma das ferramentas utilizadas pelo MEC para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), que ajudam a medir a qualidade das instituições de ensino superior em todo o Brasil.
O post Curso de Medicina de Minas Gerais está entre os seis melhores do país apareceu primeiro em BHAZ.