
Município foi o primeiro a decretar situação de emergência devido aos estragos provocados pelos temporais em Alagoas. Estado tem 722 pessoas fora de casa em 13 cidades. Moradores de São Luís do Quitunde são retirados de casa de botes e canoas
Após quatro dia de chuvas em São Luís do Quitunde, no interior de Alagoas, o rio Santo Antônio transbordou, invadiu casas e os moradores tiveram de ser resgatados em bote, canoas e até em um pedaço de isopor. O município decretou situação de emergência na noite desta quarta-feira (20).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp
Às 9h, uma medição indicou que o nível do rio chegou a 4,74 metros.
Uma mulher foi resgatada em cima de um pedaço de isopor em uma das ruas completamente alagadas da cidade (veja no vídeo abaixo).
Mulher é resgatada em cima de isopor em São Luís do Quitunde
A casa do vendedor Eraldo Profito de Melo foi invadida pelas águas após o rio Santo Antônio transbordar. Ele e a esposa tentaram salvar móveis e eletrométricos.
“O que pode tirar, estamos tirando. O que não pode, estamos perdendo tudo”, disse Eraldo.
Vendedor e esposa tentam salvar sofá e outros objetos após água do rio Santo Antônio invadir a casa deles durante chuvas em São Luís do Quitunde, AL
Reprodução/TV Gazeta
A situação pode ficar mais crítica no município porque há previsão de mais chuvas até quinta-feira (22), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertou para o risco de deslizamentos de terra no município.
Segundo boletim mais recente da Defesa Civil Estadual, os temporais obrigaram 722 pessoas a deixar suas casas em 13 municípios. São 267 pessoas desabrigadas (que perderam as casas) e 455 desalojados (pessoas que deixaram a casa temporariamente).
Alagamento em hospital público em Maceió
Corredores do HGE, em Maceió, ficam alagados devido às fortes chuvas
Os temporais também causaram estragos em Maceió. Em quatro dias, a capital registrou 475 milímetros de chuva, 61% a mais do que o volume esperado para todo o mês de maio.
Corredores do Hospital Geral do Estado (HGE), principal hospital público do estado, foram invadidos pela água durante a noite de terça-feira (20) e a madrugada desta quarta-feira.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL