Andamos no Citroën Basalt Shine, que é a versão topo de linha do modelo “fastback” da marca francesa. Seus principais atrativos são a beleza das linhas, que caiu no gosto dos consumidores com linhas do teto que parecem inspiradas no estilo cupê; o motor 1.0 turbo, que gera potência de 130cv e torque de 20,4kgfm e que possibilita equilibrar bem uma boa performance com um baixo consumo; e o amplo espaço interno, que acomoda cinco adultos com um bom nível de conforto e tem um porta-malas com quase 500 litros de capacidade, além do bom acesso proporcionado pela abertura da tampa até o teto. Por ser um modelo mais voltado para oferecer um “fastback” mais acessível, a sua lista de equipamentos de conforto e segurança não é muito recheada e o nível de acabamento interno é apenas razoável.

De frente, destaque para os detalhes em preto brilhante, presente na grade que “une” os faróis e as luzes diurnas totalmente em LED, nas molduras das tomadas de ar superior e inferior e até no chevron, símbolo da marca francesa.
Estilo cupê
Linha do teto com caimento do tipo “cupê”, cobertura em plástico na cor preta dos para-lamas e soleiras, capas dos retrovisores e colunas também na cor preta e maçanetas na cor da carroceria chamam a atenção na lateral do Citroën Basalt Shine.

A traseira é marcada por linhas mais retas, lanternas em relevo, vidro com moldura na cor preta, que também está presente no chevron e no para-choque, onde o recurso é usado para dar a impressão de uma traseira mais alta.
Espaço no Citroën Basalt Shine
Além das belezas das linhas, o espaço interno é outro ponto positivo do Citroën Basalt, acomodando cinco adultos com bom nível de conforto. No porta-malas, cabem quase 500 litros e a tampa que abre até o teto proporciona um bom acesso.

Com bancos forrados em couro sintético de duas cores e detalhes em preto brilhante, mas usando materiais no painel que não passam uma boa impressão, o nível de acabamento interno é apenas razoável, compatível com a proposta de um “fastback” mais acessível.
Posição dos comandos
Mas algumas soluções merecem crítica, como localização dos comandos elétricos dos vidros traseiros, que ficam posicionados atrás da alavanca do freio de estacionamento, em local de difícil acesso para quem senta nas laterais do banco traseiro.

Essa proposta mais econômica do Citroën Basalt Shine, acaba dificultando encontrar uma boa posição de dirigir, já que o motorista não conta com a regulagem de distância da coluna de direção, apenas com os ajustes de altura do seu banco e da coluna.

Com três raios de detalhe em preto brilhante, o volante tem boa pega e facilita um pouco a vida do motorista ao incorporar os comandos do sistema de áudio e do controle automático de velocidade.
Multimídia do Citroën Basalt Shine
Destaque para o sistema multimídia Citroën Connect, que tem tela sensível de 10 polegadas bem-posicionada no alto do painel, possibilita o espelhamento sem fio de celulares pelo Android Auto ou Apple CarPlay.

O quadro de instrumentos tem tela digital de sete polegadas de boa visualização e traz muitas informações, incluindo a autonomia logo abaixo do marcador do nível de combustível e cores indicando se o modo de dirigir do motorista é econômico ou não.
Lista de conforto
Seguindo a proposta de um carro mais acessível, a lista de equipamentos de conforto do Citroën Basalt Shine não é muito ampla, com destaque para o ar-condicionado automático e digital e as três portas USB.

A lista de itens de segurança também é bem enxuta, incluindo apenas quatro airbags (frontais e laterais), controles de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e monitoramento da pressão dos pneus.
Manobras
Para sair de vagas apertadas e em subida e manobrar em espaços mais reduzidos, o motorista conta a boa calibragem da assistência elétrica da direção, câmera de ré, assistente de partida em rampa e sensores de estacionamento traseiro.

O motor 1.0 turbo, que gera 130cv de potência e mais de 20 quilos de torque, disponíveis já em baixas rotações, proporciona uma performance bem agradável ao Citroën Basalt Shine, possibilitando boas acelerações e retomadas de velocidade.
Fôlego do Citroën Basalt Shine
E o bom fôlego se equilibra bem com um nível baixo de consumo. Com dois adultos, ar-condicionado ligado e apenas gasolina no tanque, o computador de bordo registrou médias de 11km/l na cidade e de 14,6 na estrada.

Embora sem muita rapidez, o câmbio do tipo CVT com tem sete marchas simuladas consegue aproveitar bem a força do motor. Existem três modos de condução (Drive, Manual e Sport), sendo que, na opção Sport, a performance fica mais agradável.
Como já faz parte da tradição da marca, o Citroën Basalt Shine tem um conjunto de suspensão que merece elogios por conseguir proporcionar um bom nível de conforto sem prejudicar a boa estabilidade, trazendo muita segurança nas curvas mais fechadas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica
Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo, 12 válvulas, flex, que gera potências de 125cv (gasolina) e de 130cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 20,4kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,34m; largura, 1,82m; altura, 1,58m; e entre-eixos, 2,64m
Altura mínima do solo – 18cm
Ângulo de entrada – 20,8°
Ângulo de saída – 28°
Freios – Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos
Porta-malas – 490 litros
Tanque – 47 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.191 quilos

Principais equipamentos – Uma USB tipo A de recarga e dados e tomada 12v no painel, duas portas USB tipo A de rápido carregamento para 2ª fileira, quatro airbags, acabamento do painel de bordo pintado na cor “solar bronze”, antena dianteira e 6 alto-falantes, ar-condicionado automático e digital, assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajuste de altura, bancos com revestimento premium, bancos traseiros rebatíveis com Isofix e Top Tether (fixação para cadeiras de crianças), câmera traseira, capa do retrovisor em preto brilhante, detalhes na cor “terre de toscane” na grade frontal e na coluna C, direção elétrica, DRL em LED, faróis de neblina, monitoramento da pressão dos pneus, controle automático de velocidade, maçaneta externa pintada na cor da carroceria, modo Sport, multimídia Citroën Connect com tela touchscreen de 10 polegadas + espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comando interno de abertura da tampa de combustível, painel de instrumentos digital em TFT de sete polegadas, moldura de caixa de roda e lateral de carroceira, protetor inferior de para-choque dianteiros e traseiros (skid plates), rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas, sensores de estacionamento traseiro, tapetes, coluna de direção com ajuste de altura, volante com revestimento premium, volante multifuncional, moldura preta nos vidros, volante com controle de áudio e comandos do piloto automático e luzes indicadoras de direção nos retrovisores.
Preços – R$ 109.490,00. Com pintura Rubi mais teto preto (R$3.500,00), sobe para R$ 112.990,00.
O post O perfil esportivo e elegante do Citroën Basalt Shine apareceu primeiro em BHAZ.