
Projeto do Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, busca sensibilizar os estudantes da rede estadual para temáticas voltadas aos direitos dos animais e combate aos maus-tratos
Idealizadora do projeto Abril Laranja nas Escolas, que busca conscientizar os estudantes da rede de estadual de ensino acerca do bem-estar animal e do combate aos maus-tratos, a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, participou nesta quinta-feira, (22/05), da inauguração do Centro Municipal de Castração de Animais.
O novo espaço integra o Programa de Atenção e Tratamento Animal (Pata), gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma). Além de castração gratuita, o Pata contará com vacinação, microchipagem de cães e gatos e um site voltado à adoção responsável.
A solenidade contou com as presenças do prefeito Leandro Vilela; da primeira-dama Lana Bezerra; do vice-governador Daniel Vilela; entre outras autoridades.
Lição para a vida


Fátima Gavioli parabenizou a prefeitura pela iniciativa e lembrou que o Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, promove o Abril Laranja nas Escolas com o objetivo de sensibilizar as futuras gerações sobre a importância do ato de proteger, amar e cuidar dos animais.
“Estamos levando às nossas escolas essa campanha de conscientização, mostrando às nossas crianças que é preciso ter responsabilidade e compaixão com os animais. Todos os animais merecem respeito, amor, carinho e atenção. E isso também faz parte do processo de educação de uma criança”, ressaltou Fátima Gavioli.
A secretária também comentou que a relação de uma criança com um animal fortalece o senso de responsabilidade e colabora para melhorar a convivência social.
Ela também fez um apelo para as famílias sobre a importância da adoção. “Se você decidiu ter um animalzinho, não compre. Adote. Entre em contato com a equipe do Pata e faça sua inscrição. Nos dias de hoje, chega a ser desumano comprar um animal quando existem milhares deles em situação de abandono e em busca de um lar amoroso”, acrescentou.
Avanço histórico



Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia, Pollyana Borges, explicou que a criação do Centro de Castração representa um avanço fundamental para a redução dos índices de acidentes e de abandono animal no município.
“A inauguração desse espaço é uma celebração importante e significa uma grande conquista para nosso município. Ele simboliza um avanço histórico na defesa dos direitos dos animais”, comentou Pollyana.
Abril Laranja nas Escolas
Esse projeto surgiu a partir de um encontro entre a secretária Fátima Gavioli e a delegada titular do Grupo de Proteção Animal (GPA) da Polícia Civil de Goiás.
A iniciativa tem como proposta promover, no mês de abril, palestras nas unidades escolares sobre temas ligados à causa animal, de forma a conscientizar os estudantes sobre o tema.
Com foco na sustentabilidade, outra ação do Abril Laranja nas Escolas incentiva a realização de gincanas de arrecadação de tampinhas plásticas que são comercializadas e o dinheiro arrecadado é revertido para o custeio de castrações de cães e gatos indicados pelas escolas participantes. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira)