Secretária de Educação destaca ações do Abril Laranja nas Escolas na inauguração do Centro de Castração de Animais, em Aparecida de Goiânia

Projeto do Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, busca sensibilizar os estudantes da rede estadual para temáticas voltadas aos direitos dos animais e combate aos maus-tratos

Idealizadora do projeto Abril Laranja nas Escolas, que busca conscientizar os estudantes da rede de estadual de ensino acerca do bem-estar animal e do combate aos maus-tratos, a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, participou nesta quinta-feira, (22/05), da inauguração do Centro Municipal de Castração de Animais.

O novo espaço integra o Programa de Atenção e Tratamento Animal (Pata), gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma). Além de castração gratuita, o Pata contará com vacinação, microchipagem de cães e gatos e um site voltado à adoção responsável.

A solenidade contou com as presenças do prefeito Leandro Vilela; da primeira-dama Lana Bezerra; do vice-governador Daniel Vilela; entre outras autoridades.

Lição para a vida

Fátima Gavioli parabenizou a prefeitura pela iniciativa e lembrou que o Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, promove o Abril Laranja nas Escolas com o objetivo de sensibilizar as futuras gerações sobre a importância do ato de proteger, amar e cuidar dos animais.

“Estamos levando às nossas escolas essa campanha de conscientização, mostrando às nossas crianças que é preciso ter responsabilidade e compaixão com os animais. Todos os animais merecem respeito, amor, carinho e atenção. E isso também faz parte do processo de educação de uma criança”, ressaltou Fátima Gavioli.

A secretária também comentou que a relação de uma criança com um animal fortalece o senso de responsabilidade e colabora para melhorar a convivência social.

Ela também fez um apelo para as famílias sobre a importância da adoção. “Se você decidiu ter um animalzinho, não compre. Adote. Entre em contato com a equipe do Pata e faça sua inscrição. Nos dias de hoje, chega a ser desumano comprar um animal quando existem milhares deles em situação de abandono e em busca de um lar amoroso”, acrescentou.

Avanço histórico  

Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia, Pollyana Borges, explicou que a criação do Centro de Castração representa um avanço fundamental para a redução dos índices de acidentes e de abandono animal no município.  

“A inauguração desse espaço é uma celebração importante e significa uma grande conquista para nosso município. Ele simboliza um avanço histórico na defesa dos direitos dos animais”, comentou Pollyana.  

Abril Laranja nas Escolas

Esse projeto surgiu a partir de um encontro entre a secretária Fátima Gavioli e a delegada titular do Grupo de Proteção Animal (GPA) da Polícia Civil de Goiás.

A iniciativa tem como proposta promover, no mês de abril, palestras nas unidades escolares sobre temas ligados à causa animal, de forma a conscientizar os estudantes sobre o tema.

Com foco na sustentabilidade, outra ação do Abril Laranja nas Escolas incentiva a realização de gincanas de arrecadação de tampinhas plásticas que são comercializadas e o dinheiro arrecadado é revertido para o custeio de castrações de cães e gatos indicados pelas escolas participantes. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.