Confira os detalhes sobre a reforma no Museu Yves Saint Laurent

O Museu Yves Saint Laurent, localizado na elegante Avenue Marceau, em Paris, encontra-se temporariamente fechado para uma ampla renovação. Que promete transformar a experiência do visitante e ampliar significativamente suas instalações. Com reabertura prevista para o outono europeu de 2027, o espaço dobrará suas áreas acessíveis ao público. Portanto, integrará novas estruturas, como um centro de documentação e pesquisa dedicado à trajetória de Yves Saint Laurent e de seu sócio e companheiro de vida, Pierre Bergé.

Nova arquitetura do Museu

Sob a liderança da arquiteta alemã Annabelle Selldorf, o projeto de reestruturação irá estabelecer um novo fluxo de visitação em formato circular. Essa reformulação eliminará o antigo percurso de mão única, que culminava no estúdio do estilista. Obrigando os visitantes a retornarem pelo mesmo caminho. Com as novas intervenções, os dois andares do museu passarão a comportar áreas expositivas independentes ou interligadas, oferecendo maior flexibilidade curatorial.

A equipe responsável pela reforma destinou 12,5 milhões de euros ao projeto e optou por financiar integralmente esse valor por meio de empréstimos. Apesar da magnitude da transformação, os organizadores consideram o orçamento modesto, especialmente diante da complexidade da intervenção, que busca preservar a elegância histórica do edifício, sede da maison desde 1974.

O acervo do museu é notável por sua dimensão e riqueza. Contudo, a coleção inclui mais de 8.000 peças de alta-costura, 3.100 itens de prêt-à-porter e cerca de 19.000 acessórios. Além disso, somam-se 55.000 esboços de moda, 130.000 fotografias, 43.000 documentos administrativos e mais de 4.500 revistas. Números que exigem soluções permanentes de conservação e acesso. 

Mais detalhes

Desde sua inauguração como museu, em setembro de 2017, o espaço recebeu quase um milhão de visitantes. Além disso, a expectativa com a expansão é não apenas dobrar esse número, mas também fortalecer o papel do museu como centro de pesquisa e memória da moda.

O escritório de Bergé também será integrado ao circuito. E abrigará retratos de ambos os fundadores, bem como exposições voltadas para suas atuações sociopolíticas. O centro de pesquisa será liderado por Maxime Catroux, figura influente no cenário editorial francês e representante da nova geração ligada ao legado Saint Laurent.

Enquanto isso, o museu continuará promovendo exposições itinerantes em instituições parceiras ao redor do mundo.

O post Confira os detalhes sobre a reforma no Museu Yves Saint Laurent apareceu primeiro em RSVP.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.