
Iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, alcançou quase 3 mil estudantes de seis instituições de ensino da rede pública estadual em quatro municípios goianos
A segunda edição do projeto Abril Laranja nas Escolas chegou ao fim com um saldo muito positivo. Quase 3 mil estudantes foram alcançados com as palestras de conscientização e sensibilização acerca de temas como direitos dos animais, combate aos maus-tratos e importância da castração para reduzir o abandono e a superpopulação de animais.
No último sábado, (24/05), a secretária de Educação, Fátima Gavioli, entregou a premiação aos alunos que mais se empenharam na gincana de arrecadação de tampinhas plásticas. O material será comercializado e o dinheiro revertido para castração de cães e gatos em situação de abandono ou indicados pelas famílias dos alunos das instituições de ensino participantes.



O 1º lugar ficou com o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Osvaldo da Costa Meireles, em Luziânia. A unidade escolar recebeu um troféu e os alunos foram premiados com um HeadSet de última geração. O mesmo prêmio foi entregue aos estudantes do Cepi Jardim Cascata Quilombola, em Aparecida de Goiânia; e do Colégio Estadual Lyceu de Goiaz Alcide Jubé, em Goiás.
Outras instituições de ensino participantes desta edição foram os Cepis Irmã Angélica, em Aparecida de Goiânia; e Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota, em Goiânia.
História
O Abril Laranja nas Escolas foi idealizado pela secretária Fátima Gavioli e pela delegada Simelli Lemes, titular do Grupo de Proteção Animal (GPA) da Polícia Civil de Goiás.
A edição de 2025 contou com a participação da advogada Sibelle da Fonseca Okano e das fundadoras da ong Castre e Alimente, Karina Pereira Lima e Débora Rosa Leite, que foram às escolas para falar sobre as temáticas do projeto.
Fátima Gavioli afirma que trabalhar essa temática nas unidades escolares colabora para a formação de pessoas mais sensíveis, responsáveis e comprometidas com os direitos e bem-estar animal.
A secretária destaca que levar essa temática para dentro das instituições de ensino é fundamental para conscientizar e sensibilizar as crianças e jovens para o combate dos maus-tratos aos animais em situação de abandono.
“Estamos levando às nossas escolas essa campanha de conscientização, mostrando às nossas crianças que é preciso ter responsabilidade e compaixão com os animais. Todos os animais merecem respeito, amor, carinho e atenção. E isso também faz parte do processo de educação de uma criança”, frisou ela. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Vitória Pacheco)