Após instabilidade na manhã, Dataprev diz que atendimento a vítimas de fraudes ocorre normalmente


Aposentado durante atendimento em uma agência dos Correios de Brasília busca informações sobre possíveis descontos indevidos no benefício do INSS
Marcela Cunha/g1
A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informaram na tarde desta sexta-feira (30) que o atendimento a aposentados e pensionistas nas agências dos Correios “está ocorrendo normalmente”.
Na manhã desta sexta, primeiro dia de atendimento presencial nos Correios, os beneficiários que podem ter sido vítimas de descontos indevidos em aposentadorias e pensões enfrentaram dificuldade no atendimento devido a uma instabilidade no sistema do Dataprev.
“O atendimento aos aposentados e pensionistas do INSS nas agências dos Correios está ocorrendo normalmente. O sistema desenvolvido pela Dataprev para ser utilizado pelos Correios durante esses atendimentos passou por uma instabilidade, na manhã desta sexta, devido aos ajustes de regras de operação entre as redes da Dataprev e dos Correios”, afirmaram os órgãos em nota.
A instabilidade no sistema foi comunicada pelo advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, durante entrevista coletiva em uma agência em Brasília em que o serviço aos beneficiários é oferecido.
Jorge Messias chegou a afirmar que o problema, que afetou atendimentos em todo o país, podia ter sido causado por “algum tipo de ataque hacker”, o que foi descartado pela Dataprev e pelo INSS.
“A situação foi rapidamente resolvida pelas equipes técnicas de ambas as empresas. Ressalta-se que não foi identificado nenhum incidente de segurança no processo”, diz o comunicado dos órgãos.
Sem filas
Fraude no INSS: Correios começam atendimento a aposentados e pensionistas
O g1 acompanhou o primeiro dia de atendimentos em uma agência dos Correios na região central de Brasília, onde não havia filas.
Um aposentado ouvido pela reportagem não conseguiu verificar se teve desconto porque o sistema estava fora do ar. Ele foi orientado a voltar na próxima segunda-feira (2)
📮A ida a uma agência dos Correios é apenas uma opção adicional, principalmente para aposentados e pensionistas que não têm familiaridade com aplicativos.
💵Segundo o governo, como os descontos já foram suspensos e o ressarcimento ainda não começou, não é preciso correr e nem formar filas.
Atendimentos nas agências dos Correios
👴🏻👵🏻Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem buscar atendimento presencial em 5.033 agências dos Correios. O serviço começou nesta sexta e as unidades abrangem 66% dos municípios brasileiros.
🔎 O atendimento presencial relacionado a possíveis fraudes será realizado exclusivamente nas agências dos Correios. Os postos de atendimento do INSS não participam dessa ação.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, com o objetivo de oferecer suporte a quem enfrenta dificuldades com os canais digitais.
Veja a lista das agências que vão oferecer o atendimento
O atendimento virtual, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, continua disponível com os mesmos serviços.
✅ Nas agências, os segurados poderão:
Verificar se houve desconto não autorizado;
Solicitar a contestação de cobranças;
Confirmar autorizações previamente dadas;
Acompanhar o andamento das contestações;
Avaliar e contestar documentos apresentados por associações;
Receber orientações impressas sobre como acessar os canais digitais.
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