Parque do Bixiga, no Centro de SP, é negociado como canteiro de obras do Metrô antes mesmo de ser construído

Terreno na região central foi comprado pela Prefeitura de SP por R$ 65 milhões para abrigar parque público. Parte da área pode ser ocupada temporariamente durante obras da Linha 19-Celeste. Parque do Bixiga é negociado como canteiro de obras do Metrô antes mesmo de ser construído
O terreno onde será construído o futuro Parque do Bixiga, na região central de São Paulo, pode ser parcialmente utilizado como canteiro de obras da Linha 19-Celeste do Metrô antes mesmo da criação do parque. A informação foi obtida pelo SP2, que teve acesso a documentos internos da companhia.
A área fica no cruzamento das ruas Jaceguai e Abolição, na Bela Vista, e foi adquirida pela Prefeitura de São Paulo em agosto de 2023 por R$ 65 milhões. A proposta era transformar o espaço de 11 mil metros quadrados em um parque público, após décadas de reivindicação da população local.
No entanto, segundo o projeto básico do Metrô, cerca de mil metros quadrados do terreno – o equivalente a 9% da área total – poderão ser usados temporariamente para apoiar as obras da Linha 19-Celeste. A área inclui também parte da Praça Pérola Byington.
O projeto da nova linha prevê a construção de um poço de ventilação e saída de emergência (VSE) na Rua Santo Amaro, onde atualmente funciona um posto de combustíveis, no local será utilizado o “tatuzão”, o maquinário responsável por escavar os túneis subterrâneos.
Para montar, manobrar e desmontar os equipamentos, o Metrô quer utilizar o terreno do futuro parque como base operacional.
Carlos Eduardo Paixão de Almeida, gerente de projetos da companhia, afirma que a decisão é técnica e que o terreno será utilizado temporariamente. “Não há muita opção. O único terreno disponível em frente ao VSE é esse. Qualquer outro local mais distante inviabilizaria a obra por questões logísticas”, disse.
De acordo com Almeida, o uso será temporário e a área será devolvida após a conclusão da linha, que deve levar seis anos e dois meses a partir do início da construção. “O parque é importante, mas obra de metrô também é importante. Estamos falando de uma linha que vai sair de Guarulhos e vai transportar 600 mil pessoas por dia. Tudo o que for usado será recomposto conforme combinado com a prefeitura”, afirmou.
A licitação da Linha 19-Celeste está prevista para julho deste ano. A linha terá 15 estações e cerca de 18 km de extensão, ligando Guarulhos ao Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo.
O projeto do Parque do Bixiga ainda vai ser escolhido por meio de um concurso do Instituto dos Arquitetos de São Paulo (IAB-SP), mas segundo o IAB, eles ainda não foram contratados para fazer o concurso e, portanto, ainda não tiveram acesso aos documentos da obra. A Prefeitura de São Paulo disse que o contrato vai ser feito até o final deste mês.
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