
Ataque na quinta-feira (5) afetou especialmente as unidades de saúde. Até às 10h desta segunda-feira (9), ainda não era possível comprar a Zona Azul, emitir nota fiscal ou fazer consultas ao banco de dados eletrônico. Após quatro dias do ataque ‘hacker’, servidores da prefeitura continuam inativos
Depois de quatro dias do ataque cibernético que atingiu, na quinta-feira (5), os servidores da prefeitura e comprometeu serviços municipais, os atendimentos nas unidades de saúde continuam sendo feitos manualmente nesta segunda-feira (9) em São José do Rio Preto (SP).
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Segundo a prefeitura, as equipes da Empresa Municipal de Processamento de Dados de São José do Rio Preto (Empro), que é o setor responsável pela tecnologia da informação da prefeitura, estão atuando para restabelecer todos os sistemas.
Ainda conforme a prefeitura, já estão em funcionamento o Portal do Cidadão, no qual é possível emitir segunda via de documentos, por exemplo, e acessar diversos serviços. Na área da Saúde, Telemedicina e Samu (192) estão restabelecidos.
Os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sendo feitos manualmente. Os sistemas foram restaurados e os técnicos devem reconectar todos os computadores à rede nesta segunda.
Até às 10h desta segunda, ainda não era possível comprar a Zona Azul, emitir nota fiscal ou fazer consultas ao banco de dados eletrônico. As multas do estacionamento rotativo que foram aplicadas a partir de quinta-feira foram canceladas, conforme apurado pela TV TEM.
A Polícia Civil recolheu pelo menos um computador com vírus na sede da Empro e fizeram perícia nas máquinas para identificar de onde o ataque surgiu. Três máquinas, no total, foram apreendidas. O laudo da perícia não foi concluído.
Polícia Civil recolhe computador com vírus após ataque hacker atingir servidores da prefeitura em Rio Preto (SP)
Ademir Terradas/Prefeitura de Rio Preto
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