Leia Também:
Jerônimo Rodrigues atualiza andamento das obras da Fiol
Jerônimo e Júnior Marabá anunciam duplicação da BR-242
Novos ferries: governo espera ter solução definitiva para compra em 60 dias
No momento, as obras de reforma do prédio anexo estão com estrutura, alvenarias e parte dos revestimentos executados. Porém, por outro lado, tem pendências nas instalações prediais, fachada, esquadrias, revestimentos, forros, pintura, cenotecnia, além de regularizações técnicas e de desempenho necessárias.A conclusão das obras será realizada pela empresa ainda a ser contratada para as obras da Estação Campo Grande do Metrô. Enquanto o Tramo IV como um todo deve ser concluído em até 40 meses (três anos e quatro meses) após a assinatura do contrato, a reforma na Escola de Teatro deve ocorrer em até 24 meses (dois anos).Protestos na FederalEm fevereiro, alunos da Escola de Teatro da UFBA realizaram uma manifestação artística para protestar contra o abandono das obras do Edifício Anexo. As obras de ampliação do espaço foram anunciadas em 2012, mas, após 13 anos, não chegaram a ser concluídas.Com a situação, alunos e professores do curso de Teatro na Federal acabam sofrendo com a falta de estrutura para as necessidades diárias de ferramentas e aparatos didáticos.
Manifestação artística de alunos da Escola de Teatro em fevereiro
| Foto: Brenda Urbina
“Eu disponibilizei e investi em equipamentos para dar aula durante todo o semestre, como projetor, caixa de som, computador, elementos de papelaria, figurinos, impressora, entre outros recursos, já que nosso acervo da escola de teatro está resguardado desde a reforma”, reclamou na época a professora Brenda Urbina, em entrevista ao Portal A TARDE.“Dessa forma, temos o sentimento de que temos que lutar para permanecer, por continuar em um ‘não lugar’ que chamamos escola de teatro, feita por pessoas”, concluiu a docente.Nova estaçãoNo total, a construção do Tramo IV do metrô de Salvador tem um custo estimado em R$ 1,518 bilhão, aprovados inteiramente no âmbito do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).A ideia é ampliar a Linha 1 do SMSL em 1,105 km, totalmente pelo subterrâneo do Centro Antigo da capital baiana: começando pelo rabicho da Estação da Lapa, passando pela futura Estação Campo Grande e terminando por baixo da Av. Araújo Pinho.Conforme antecipado pelo Portal A TARDE em agosto de 2024, será a mais funda estação de todo o sistema metroviário baiano, com 55 metros de profundidade, com sete níveis abaixo do solo, superando com folga os 34 metros e quatro andares subterrâneos.A licitação foi autorizada na manhã de segunda-feira, 9, em cerimônia com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), responsável pela liberação das verbas do PAC.