Leia Também:
Lula na Bahia: presidente deve inaugurar fábrica BYD e participar do 2 de Julho
Jerônimo aplica parte de empréstimo em obras do VLT; entenda
Governo estuda novas rotas para o VLT de Salvador; veja os traçados possíveis
Ambas as autorizações concedidas pelo Inema possuem um prazo de seis meses, podendo ser renovadas caso as partes entendam haver a necessidade.Trens a caminhoDos 40 trens adquiridos pelo governo da Bahia junto ao governo do Mato Grosso, 36 já se encontram em Hortolândia-SP para a realização de manutenção e de adaptações solicitadas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Outros quatro ainda estão em Cuiabá e devem ser encaminhados ainda neste ano.Nesta quarta, 18, o Portal A TARDE revelou que a operação para transportar os trens do VLT, retirando-os de Hortolândia-SP para Salvador, deverá ocorrer através de carretas, sob um custo de R$ 11 milhões. O translado desse material rodante deverá durar cerca de quatro dias.Essa operação deve ser iniciada ainda em dezembro de 2025, viabilizando a realização de testes em Salvador ainda no primeiro semestre de 2026. No total, são 40 trens, com capacidade para até 400 passageiros, divididos em sete vagões.O governo baiano comprou do Mato Grosso todo o material rodante que seria do VLT Cuiabá-Várzea Grande por um total de R$ 820 milhões, sendo R$ 793,7 milhões referentes apenas aos trens.