Lexus RX 450h+ AWD sobe a régua do luxo e da eficiência

Competindo no segmento de SUVs premium eletrificados, o Lexus RX 450h+ AWD é um concorrente muito forte porque o eleva o patamar do luxo e da eficiência. A quinta geração do RX estreia o primeiro powertrain híbrido plug-in da marca, combinando tradição de conforto e qualidade com a promessa de rodar dezenas de quilômetros em modo 100% elétrico. Dirigimos o modelo para avaliar se ele consegue aliar suavidade, desempenho e baixo consumo ao requinte que o consumidor espera nessa faixa de preço.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-RX450h-1.jpg
A grade do Lexus RX 450h+ AWD está mas integrada aos faróis em LED – Foto: Eduardo Aquino

Design e presença

O Lexus RX 450h+ AWD pertence à linha RX, que sempre teve um estilo marcante e esse modelo traz linhas mais sofisticadas e menos rebuscadas do que no passado. A grade frontal “spindle grille” evoluiu para um desenho integrado aos faróis de LED, transmitindo modernidade.

De perfil, ressaltam os vincos retos e as colunas traseiras disfarçadas em preto brilhante, que criam um efeito de teto flutuante. As rodas aro 21 polidos dão um toque esportivo. Com entre-eixos de 2,85m, o Lexus RX 450h+ AWD  garante bom espaço interno.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-RX450h-3-1024x497.jpg
Os vincos mais retos se destacam nas laterais do Lexus RX 450h+ AWD – Foto: Eduardo Aquino

Interior do Lexus RX 450h+ AWD

O acabamento mantém o padrão Lexus: materiais de alta qualidade, forrações suaves ao toque e montagem impecável. O painel exibe a nova central multimídia de 14 polegadas com conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comandos intuitivos e gráficos refinados.

Totalmente digital o quadro de instrumentos é personalizável e exibe dados do sistema híbrido e autonomia elétrica. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, ventilação e aquecimento.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-RX450h-4.jpg
A faixa luminosa chama a atenção na traseira do Lexus RX 450h+ AWD – Foto: Eduardo Aquino

Atrás, dois adultos viajam com amplo espaço para pernas, mas o assoalho levemente elevado (por causa da bateria) pode prejudicar a posição central. O porta-malas de 461 litros é menor que o de versões híbridas convencionais, mas ainda satisfatório.

Mark Levinson

Entre os destaques de tecnologia, estão o head-up display colorido, sistema de som premium Mark Levinson de 21 alto-falantes e pacote completo de assistências semi-autônomas, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-RX450h-6-1024x483.jpg
O quadro de instrumentos digital do Lexus RX 450h+ AWD é personalizável – Foto: Eduardo Aquino

Fôlego do Lexus RX 450h+ AWD

O Lexus RX 450h+ AWD traz a conhecida base mecânica do Toyota RAV4 Prime, porém refinada. O motor a gasolina é um 2.5 de ciclo Atkinson, associado a dois motores elétricos (um em cada eixo), totalizando 309 cv. A bateria de íons de lítio de 18,1 kWh permite rodar oficialmente até 65 km no modo elétrico.

Na prática, o conjunto entrega acelerações vigorosas, com 0 a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos. O torque imediato dos motores elétricos garante respostas prontas, sobretudo em uso urbano.

Do tipo automático CVT, o câmbio simula mudanças suaves e prioriza eficiência. Em modo EV, o Lexus RX 450h+ AWD roda silencioso e sem vibrações até 130 km/h, bastando acionar o motor térmico em acelerações mais fortes ou quando a bateria se esgota.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-RX450h-8-1024x523.jpg
Acabamento interno do Lexus RX 450h+ AWD é impecável e silencioso – Foto: Eduardo Aquino

Consumo e autonomia

O grande diferencial é a versatilidade do sistema plug-in: com bateria cheia, é possível cobrir trajetos diários apenas na eletricidade. Em uso misto, o consumo médio registrado ficou em 20km/l, número excelente para um SUV de quase 2 toneladas.

Em percursos só elétricos, gastamos cerca de 23 kWh/100 km, dentro da média do segmento. O carregamento pode ser feito em tomadas domésticas (cerca de 9 horas) ou em wallbox (menos de 3 horas).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-RX450h-7-1024x455.jpg
Sistema de áudio premium do Lexus RX 450h+ AWD tem 21 alto-falantes – Foto: Eduardo Aquino

Dinâmica do Lexus RX 450h+ AWD

O Lexus RX 450h+ AWD mantém o conforto sempre oferecido pela linha RX. A suspensão independente nas quatro rodas (com braços duplos atrás) absorve bem irregularidades, mesmo com as rodas grandes. A direção tem assistência elétrica leve, com precisão suficiente para manobras urbanas, mas sem pretensão esportiva.

 Em curvas, o peso elevado se faz notar, mas a tração integral elétrica garante aderência e sensação de segurança. O isolamento acústico é exemplar – mesmo quando o motor a combustão entra em ação.

Equipamentos e segurança

O pacote é extremamente completo: ar-condicionado de 3 zonas, teto solar panorâmico, bancos em couro premium, carregador de celular por indução, sensores de estacionamento com frenagem automática e as já mencionadas assistências à condução.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-RX450h-5.jpg
As linhas do Lexus RX 450h+ AWD se destacam pela elegância e refinamento – Foto: Eduardo Aquino

Conclusão

O Lexus RX 450h+ AWD representa um passo importante na estratégia de eletrificação da marca. Ele mantém o foco no conforto, no silêncio de rodagem e na confiabilidade tradicional da Lexus, agora com a vantagem do uso elétrico no dia a dia.

Apesar de não ter dirigibilidade tão envolvente quanto rivais alemães (como o BMW X5 xDrive45e ou o Volvo XC90 Recharge), compensa pelo consumo muito baixo, pela suavidade e pelo pós-venda de reputação exemplar.

Para quem busca um SUV premium híbrido plug-in que entrega luxo discreto, eficiência e serenidade ao volante, o RX 450h+ é uma escolha extremamente racional e confortável.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-RX450h-10-1024x512.jpg
Com amplo entre-eixos, Lexus RX 450h+ AWD tem bom espaço no banco traseiro – Foto: Eduardo Aquino

Pontos fortes

Acabamento impecável e silencioso.

Consumo baixo e boa autonomia elétrica.

Equipamentos muito completos.

Conforto de rodagem exemplar.

Pontos a melhorar

Porta-malas menor que concorrentes.

Desempenho esportivo limitado.

Preço elevado (acima de R$ 500 mil).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-RX450h-11-1024x493.jpg
O Lexus RX 450h+ AWD conjua motor 2.5 a gasolina com dois elétricos – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Conjuga um motor 2.5 aspirado a gasolina, de 187cv de potência e 23,6kgfm de torque, com outros dois motores elétricos síncronos, sendo um no eixo dianteiro com 182cv e 27kgfm e um no eixo traseiro com 54cv e 12,1kgfm. A potência combinada é de 308 cv

Transmissão – Câmbio CVT de uma marcha e tração integral sob demanda

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPerson; e traseira, do tipo multibraço

Dimensões – Comprimento, 4,89m; largura, 1,92m; altura, 1,69m; e entre-eixos, 2,85m

Altura do solo – 20,5cm

Ângulo de entrada – 15°

Ângulo de saída – 25°

Freios – Discos ventilados nas quatro rodas

Rodas e pneus – Rodas de 21 polegadas, calçadas com pneus 235/50 R21

Porta-malas – 461 litros

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 580 quilos

Tanque – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 2.200 quilos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-RX450h-12.jpg
Rodas de 21 polegadas do Lexus RX 450h+ AWD têm desenho elegante – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Ajuste elétrico para rebatimento do encosto dos bancos traseiros, bancos dianteiros e traseiros com sistema de ventilação e aquecimento, bancos dianteiros (motorista e passageiro) com regulagem elétrica e memória para 3 perfis, bancos traseiros bipartidos com descansa-braços central e porta-copos, câmera com visão 360° (Panoramic View Monitor), computador de bordo com funções (consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, pressão dos pneus, informações de áudio), coluna de direção com ajuste elétrico para altura e profundidade, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (Dynamic Radar Cruise Control -DRCC), descansa-braços dianteiro com porta-objetos, recolhimento automático do banco do motorista e volante ao desligar o veículo, entrada para conexão USB, espelho retrovisor interno digital, espelhos retrovisores externos eletrorretráteis automáticos, com regulagem elétrica, sistema de aquecimento, indicadores de direção, antiofuscante (eletrocrômico) e recurso Tilt Down, Head-up Display (com informações sobre velocidade, navegação GPS, áudio, força G e assistente de direção), limpador do para-brisa com temporizador de velocidade e sensor de chuva, luz de leitura individual dianteira sensível ao toque e iluminação traseira para leitura, paddle Shifts (localizados no volante), porta-malas com abertura e fechamento elétrico e sistema “hands-free” (sensor por movimento localizado embaixo do parachoque traseiro), porta-malas com iluminação interna, ganchos de fixação de bagagens e capa retrátil, seleção de modo de condução (ECO, NORMAL, SPORT e EV MODE), sistema de áudio premium Mark Levinson com 20 alto-falantes + 1 subwoofer, sistema de navegação GPS (Sistema Multimídia Lexus), sistema multimídia Lexus com áudio compatível com arquivos de alta resolução e tela de LCD de 14 polegadas, sistemas de conectividade: Apple Carplay, Android Auto e Miracast, carregador de celular por indução, sete airbags (um de joelho, dois de cortina, dois laterais e dois frontais), assistente de pré-colisão (Pre-crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática (acima de 20 km/h), faróis de neblina dianteiros de LED + luzes de iluminação lateral (cornering lamp), farol alto automático (Auto High Beam – AHB), farol de neblina traseiro, Intelligent parking assist – IPA, radar de verificação de perímetro (Safety ExitAssist – SEA), sensores de estacionamento dianteiros (4) e traseiros (4), sistema Adaptativo Automático das Luzes Diurnas de LED (Daytime Running Lights – DRL Mode), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade com assistente de reboque (Trailer Sway Control – TSC) e Assistente Ativo em Curvas, sistema de identificação de ponto cego, sistema de Saída de Faixa, sistema de Suspensão Adaptativo Variável, sistema Isofix para fixação de assento infantil, suporte à frenagem de estacionamento (PKSB), acabamento interno com detalhes de madeira: volante, console central e portas, acabamento interno com revestimento de couro (detalhes do volante, manopla de transmissão e console central) e partes revestidas de material ecológico premium (portas), aerofólio traseiro, bancos com revestimento de couro natural e partes de couro ecológico premium, barras longitudinais de alumínio no teto, faróis de LED (3) com acendimento automático e ajuste automático de altura e lavador, iluminação interna multicolor, luzes diurnas de LED em forma de L (DRL), teto solar panorâmico e volante de três raios multifuncional com funções de controle de áudio, voz, computador de bordo, telefone, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e sistema de alerta de mudança de faixa.

Preço – A partir de R$ 609.990,00.



O post Lexus RX 450h+ AWD sobe a régua do luxo e da eficiência apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.