Com uma estratégia cada vez mais voltada à interseção entre moda e arte, a Miu Miu consolidou sua presença ao sediar, no último fim de semana, a segunda edição do evento literário “Summer Reads”. A iniciativa, que se expandiu globalmente, ocupou áreas verdes em cinco cidades-chave: Milão, Paris, Pequim, Hong Kong e Osaka. Em cada local, a marca italiana transformou os espaços em pontos de encontro para amantes da literatura e da estética.
A escolha dos locais, como o Giardino delle Arti em Milão, por exemplo, reforçou a conexão entre natureza e expressão cultural. Com curadoria refinada, a marca distribuiu exemplares de romances marcantes do século 20: “Os Inseparáveis”, de Simone de Beauvoir, e “Os Anos de Espera”, de Fumiko Enchi.
Contudo, ambos os títulos, estavam em embalagens exclusivas com identidade visual alinhada ao universo da marca. Os kits vieram acompanhados de marcadores, ex-líbris, clipes de leitura e carimbos personalizados para cada cidade.
Ver essa foto no Instagram
Entretanto, o projeto literário não surgiu de forma isolada. Os mesmos livros, destacados durante a Semana de Design de Milão, em abril, também estiveram dentro do Clube Literário Miu Miu. Considerado um dos espaços favoritos da marca, justamente por ser voltado ao estímulo da leitura, à escuta ativa e à reflexão. Com palestras, performances musicais e leituras dramáticas, a marca evocou o espírito dos antigos salões literários. Resgatando o verdadeiro papel da moda, como uma força propulsora de discurso cultural.
Outros projetos
Por fim, essa abordagem não é nova para a Miu Miu. Desde 2011, a grife mantém a série de curtas “Miu Miu Women’s Tales”, uma plataforma de visibilidade para cineastas mulheres que articula entre a moda e cinema com sensibilidade autoral.
Em 2024, ampliando essa visão, a marca lançou o evento “Tales & Tellers”, apresentado durante a Art Basel de Paris e, posteriormente, na Frieze Week de Nova York. A proposta busca fomentar diálogos entre moda, cinema e arte contemporânea, consolidando a grife como agente cultural no mercado de luxo.
O post Miu Miu reforça identidade cultural com segunda edição do ‘Summer Reads’ em cinco cidades globais apareceu primeiro em RSVP.