Mais de 2,7 mil vagas gratuitas são ofertadas em cursos de arte, em João Pessoa


Vagas do Cearte estão distribuídas em 223 turmas com início das aulas previsto para 6 de agosto. Sede da Cearte, em João Pessoa
Divulgação/Cearte
O Centro Estadual de Arte da Paraíba (Cearte-PB) está com inscrições abertas para 2.707 vagas em 77 cursos gratuitos nas áreas de artes visuais, fotografia, audiovisual, teatro, música, dança e literatura. As inscrições começam nesta terça-feira (1º) e seguem até o dia 11 de julho de 2025.
Ao todo, são 223 turmas. As aulas terão início em 6 de agosto e seguem até 13 de dezembro.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site oficial.
Os cursos serão oferecidos nos formatos presencial, online e híbrido. A inscrição não garante automaticamente a vaga, já que será realizado um processo seletivo. O resultado com a lista de selecionados será divulgado no dia 25 de julho.
Confira todos os cursos, fdias e horários, faixa etária e número de vagas.
Também há reserva de 60% das vagas para grupos prioritários, como estudantes e professores da rede pública, bolsistas, beneficiários do Bolsa Família e veteranos do Cearte-PB.
Para quem tiver dificuldade com as ferramentas digitais, o Cearte oferece suporte presencial na Unidade Centro, localizada no Grupo Escolar Thomaz Mindello, na Praça Aristides Lobo, nº 129, em João Pessoa. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 pela manhã e das 13h30 às 16h30 à tarde. Serão distribuídas 50 fichas por turno, sendo 25 delas preferenciais.
Documentação exigida
Para se inscrever, é necessário preencher o formulário da turma escolhida e anexar a documentação exigida, de forma legível. Inscrições com documentação incompleta ou fora da faixa etária do curso serão indeferidas.
No atendimento presencial, basta apresentar os documentos originais, sem necessidade de cópias. É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência. Para menores de idade, também é necessário apresentar documentos do responsável e comprovante de matrícula escolar. No caso de crianças com até 4 anos, é exigida a certidão de nascimento. Jovens menores de 18 anos que já concluíram o ensino médio devem levar o comprovante de conclusão.
Para os grupos prioritários, será necessário apresentar:
Estudantes da rede pública: declaração da escola ou carteira de estudante atualizada;
Professores da rede pública: contracheque com até 60 dias de emissão;
Veteranos: comprovante de matrícula no semestre 2025.1 ou informar turma e professor(a);
Bolsistas 100% (escolas privadas ou filantrópicas): declaração da escola confirmando a bolsa integral;
Beneficiários do Bolsa Família: inscrição no CadÚnico e extrato atualizado do benefício.
As aulas do semestre 2025.2 serão realizadas entre os dias 6 de agosto e 13 de dezembro.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.