Cerca de 80 cirurgias são canceladas após greve dos profissionais da saúde do Hospital da Baleia, diz direção


Sindicato de trabalhadores da saúde afirmou que mantém 50% da equipe de trabalho nos blocos cirúrgicos. Categoria disse que vem sofrendo com atraso nos pagamentos e más condições de trabalho. Trabalhadores da saúde do Hospital da Baleia fazem greve
O Hospital da Baleia de Belo Horizonte, referência em tratamento de câncer em todo o estado, informou nesta terça-feira (1) que quase 80 cirurgias foram canceladas após a greve dos trabalhadores da área da saúde.
A categoria afirma que vem sofrendo com atrasos nos pagamentos e más condições de trabalho (veja abaixo). Nesta segunda-feira (30), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde (Sideess) organizou uma manifestação na porta da unidade de saúde.
De acordo com a direção do hospital, para esta terça-feira havia 52 cirurgias agendadas, mas 47 foram canceladas. Na segunda, 32 procedimentos precisaram ser cancelados. Já o Sindeess afirmou que 50% dos profissionais da saúde seguem trabalhando nos blocos cirúrgicos.
Houve uma assembleia com os trabalhadores para apresentação da proposta do Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026, mas a categoria votou por não aceitar a proposta.
Entre as reivindicações dos trabalhadores estão:
Repasse do complemento do piso da enfermagem
Reajuste salarial
Aumento do ticket de alimentação
Combate ao assédio moral no local de trabalho
O Hospital da Baleia informou que fez sete propostas de negociação salarial e benefícios, mas cinco delas foram recusadas.
Hospital da Baleia tem greve de profissionais da saúde
Reprodução/redes sociais
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.