Livro que ‘traduz’ física e astronomia para o cotidiano é lançado por pesquisador da UFSCar


‘O cosmos ao seu alcance’ do físico e professor Adilson de Oliveira será lançado nesta quarta-feira (2), no Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE), em São Carlos. O físico e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Adilson de Oliveira lança nesta quarta-feira (2), o livro ‘O cosmos ao seu alcance’
Divulgação
O físico e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Adilson de Oliveira lança, nesta quarta-feira (2), o livro “O cosmos ao seu alcance”, que reúne 68 artigos que abordam a física e a astronomia com exemplos do cotidiano e uma linguagem simples e clara.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A obra será lançada nesta quarta-feira (2), às 14h30, no Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da UFSCar.
Os artigos foram publicados na revista ‘Ciência Hoje’ desde 2018, e agora foram revistos e tiveram pequenas adaptações para explorar os temas.
Trajetória de popularização da ciência
O físico construiu uma carreira como professor e pesquisador sempre voltado à popularização da ciência.
Um dos diferenciais da obra é a capacidade que Adilson tem de traduzir temas complexos como física quântica, teoria da relatividade e estrutura do cosmos de forma compreensível.
físico e professor Adilson de Oliveira lança livro que traduz física e astronomia
UFSCar Sorocaba/Divulgação
Segundo ele, essa é uma habilidade desenvolvida em anos de colaboração regular com a revista e também com a gravação de podcasts.
“É uma arte que venho desenvolvendo há mais de duas décadas. Sempre busco trazer os temas para o cotidiano, com elementos culturais que ajudem na compreensão”, afirmou.
O interesse pela física surgiu ainda na juventude, quando assistia ao programa Cosmos, de Carl Sagan, nos anos 1980. “Aquilo me inspirou a criar um clube de astronomia com amigos. Perguntei a um professor que curso eu deveria fazer para ser cientista, e ele disse: física. Foi ali que tudo começou”, relembrou. A partir daí, Adilson de Oliveira iniciou sua carreira de pesquisador, professor e divulgador da ciência.
Mais notícias da região:
LUTO: Morre Maria Aparecida Soares Ruas, professora da USP membra da Academia Mundial de Ciências
CIÊNCIA: Pesquisas de universidades da região revolucionam tratamentos de saúde no país
Com o atual negacionismo científico, o autor reafirma o valor da ciência como ferramenta de compreensão e transformação.
“A maior descoberta é que o universo pode ser compreendido pela mente humana. A ciência, embora não seja a única forma de entendimento, é uma das mais poderosas ferramentas que temos”.
O prefácio é assinado por Marcelo Knobel, curador do Prêmio Jabuti Acadêmico, professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW/Unicamp) e diretor-executivo da Academia Mundial de Ciências (TWAS).
Quem é o professor Adilson
Adilson Jesus Aparecido de Oliveira tem doutorado em Ciências na área de Física da Matéria Condensada pela UFSCar. Os principais interesses acadêmicos são na área de física, com ênfase em materiais magnéticos e propriedades magnéticas, e divulgação científica, especialmente no desenvolvimento de novas metodologias para comunicação pública da ciência.
Orientou 60 alunos de iniciação científica e extensão, 17 dissertações de mestrado e 19 teses de doutorado e supervisionou 10 pós-doutorados. Publicou 139 trabalhos em revistas internacionais, 11 capítulos de livro e 3 livros. É professor titular do Departamento de Física da UFSCar, atuando desde 1992 na instituição.
VEJA TAMBÉM:
Cientistas se dedicam a fazer descobertas:
Dia do Pesquisador e Dia Nacional da Ciência: profissionais se dedicam a fazer descobertas
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.