Alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio participaram da criação de obras com o tema ‘Antirracismo’

Estudantes da rede pública estadual mostraram que é possível transformar o celular em ferramenta de transformação social e expressão artística. No segundo semestre de 2024, com o projeto Fotografia, alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio atendidos pelo GoiásTec se dedicaram à criação de obras com o tema ‘Antirracismo’.
A proposta mostrou que, com criatividade e um olhar atento à realidade, é possível transformar um simples smartphone em uma poderosa ferramenta de expressão social. Os estudantes produziram fotografias acompanhadas de textos explicativos ou poéticos, e ainda curtas-metragens acessíveis por QR Codes, inseridos na seção especial do capítulo Cine GoiásTec.
O GoiásTec é um programa do governo de Goiás implementado na rede pública estadual por meio da Secretaria da Educação (Seduc/GO).
Todo o esforço valeu a pena
A estudante Victória Gomes Silva, do Colégio Estadual Geralda Luzia Vecci, em Leopoldo de Bulhões, compartilhou como foi emocionante dar vida ao seu vídeo. “Eu me senti muito feliz. Demorei a desenvolver o trabalho, mas vi que todo o esforço valeu a pena. Me coloquei no lugar da personagem e consegui passar bem a mensagem sobre o tema proposto que é ‘antirracismo’ afirmou Victória.

O projeto foi pensado como um trabalho interdisciplinar, conduzido principalmente pelo componente de Arte, mas com o apoio da equipe pedagógica e das videoaulas integradas do GoiásTec. A ideia era simples, mas poderosa: provocar reflexão e transformar o conteúdo pedagógico em arte com identidade.
Apenas um clique na tela do celular
O professor Lindomar Júnior, supervisor de operação do GoiásTec e um dos idealizadores do projeto, o envolvimento dos alunos foi acima do esperado.“Conseguimos conectar os nossos estudantes por meio das produções artísticas com o celular e o tema ‘Antirracismo’. Cada estudante se dedicou a expressar, por meio da imagem e do audiovisual, suas próprias vivências. Esperamos que esse projeto gere orgulho pela identidade de cada um”, destacou.

Lindomar também, explicou a estrutura da proposta. “Toda a ideia foi desenvolvida para que a Fotografia fosse trabalhada com o 8º e 9º ano do Fundamental, e o audiovisual, com o Ensino Médio. Ver o nível de envolvimento dos meninos foi maravilhoso. Eles buscaram conhecimento e a entrega do material foi incrível. Isso mostra que a escola é um berço de talento. Com apenas um clique na tela do celular, eles conseguiram criar materiais magníficos”, ressaltou com entusiasmo o professor. Clique aqui para ver o trabalho dos estudantes.
(Texto: Isabele Brandão /Fotos dos estudantes)




















