Circuito cultural retrata história do cooperativismo em Minas Gerais

Exposição fotográfica e intervenções urbanas sobre cooperativismo ocuparão espaços públicos de Belo Horizonte em julho. A programação marca o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e destaca a contribuição do setor para a economia e o cotidiano de milhares de pessoas em Minas Gerais.

Intitulada “Cooperativas constroem um mundo melhor”, a exposição traz fotografias feitas pelo fotógrafo Milton Lima, vencedor do concurso internacional “Environmental Photographers of the Year” (EPOTY) em 2022, na Inglaterra. O trabalho é fruto de uma expedição de três meses por oito municípios de Minas Gerais, onde o profissional registrou o cotidiano de cooperados em diferentes segmentos da economia, como agronegócio e geração de energia.

“O cooperativismo é feito de pessoas que transformam realidades todos os dias, e esta exposição é uma forma sensível e poderosa de valorizar essas trajetórias”, afirma Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg. “Queremos que o público veja, por meio da fotografia, o que há de mais genuíno no nosso modelo de negócios: a força da união e do trabalho coletivo”, acrescenta.

A exposição pode ser visitada na Praça da Liberdade e na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Com foco nas pessoas envolvidas nas cooperativas, a mostra apresenta retratos e relatos de transformação por meio do trabalho coletivo.

Além da exposição, a cidade receberá intervenções visuais nos dias 4, 5 e 6 de julho. As fachadas do Palácio da Liberdade e do Edifício Augusto Costa, no cruzamento da Rua da Bahia com a Avenida Álvares Cabral, exibirão projeções com imagens do cotidiano cooperativo no Brasil. A intervenção integra uma ação nacional promovida pelo Sistema OCB, que também contemplará Salvador, Brasília, Porto Alegre e Belém.

A Câmara Municipal terá ainda sua fachada iluminada com as cores azul e verde entre os dias 1º e 15 de julho, em alusão ao movimento cooperativista.

O circuito cultural é promovido pelo Sistema Ocemg, entidade que representa as cooperativas mineiras. Minas Gerais abriga a primeira cooperativa do Brasil e concentra hoje mais de 3 milhões de cooperados. O setor responde por 14,9% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

SERVIÇO
Exposição “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”
Data: de 1º a 15 de julho
Locais: Praça da Liberdade e Câmara Municipal de BH
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Entrada franca

Projeção mapeada “Ano Internacional das Cooperativas – Cooperativas constroem um mundo melhor”
Data: dias 4, 5 e 6 de julho
Locais: fachada do Palácio da Liberdade e Rua da Bahia
Horário: a partir das 18 horas

O post Circuito cultural retrata história do cooperativismo em Minas Gerais apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.