
Evento será exclusivamente esportivo. Conforme as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os turistas, moradores e profissionais de imprensa estarão proibidos de realizar voos junto aos competidores. Araçoiaba da Serra recebe final da Copa do Brasil de Balonismo 2024
Foto: Divulgação
Por conta dos recentes acidentes com quedas de balões, a Prefeitura de Araçoiaba da Serra (SP) criou um protocolo para reforçar as normas de segurança para o próximo evento de balonismo na cidade, que será realizado entre os dias 11 e 13 de julho.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com a prefeitura, o evento será exclusivamente esportivo e seguirá rigorosamente as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os turistas, moradores e profissionais de imprensa estão proibidos de realizar voos junto aos competidores.
Conforme as determinações da Anac, apenas pilotos e tripulantes devidamente habilitados (com registro e certificado de aeronavegabilidade) poderão participar da competição. Os competidores também devem ser credenciados pela Confederação Brasileira de Balonismo.
O protocolo também determina que os voos não serão realizados sem condições meteorológicas favoráveis. Além disso, todas as decolagens deverão ter seus planos de voo antecipadamente validados pela Confederação, assegurando que cada operação esteja de acordo com os padrões técnicos exigidos.
O evento será realizado no Estádio Nhô Juca. Além das competições esportivas e do show com balões iluminados, haverá programação musical e praça de alimentação.
Acidentes na região
Balão caiu no bairro Jardim Novo Mundo em Votorantim (SP)
Reprodução
Em março deste ano, um balão caiu em cima de uma casa no bairro Jardim Novo Mundo, em Votorantim (SP), e atingiu a fiação elétrica. Na época, a moradora do imóvel, Margarida Maria Leme Rosa, estava lavando louça quando foi surpreendida pelos vizinhos, que se desesperaram e gritaram para que ela saísse de dentro da residência.
Dois meses depois, um balão de quase 60 metros caiu em um bairro residencial e, durante a queda, atingiu fios de alta tensão, provocando um curto-circuito em Araçoiaba da Serra (SP). Ninguém ficou ferido e não houve incêndio, mas dois homens foram presos após tentarem resgatar o objeto.
No mês de junho, um balão tripulado com mais de 30 pessoas caiu em uma área rural de Capela do Alto (SP) e provocou a morte de Juliana Alves Prado Pereira, de 27 anos. O piloto foi preso em flagrante por homicídio culposo agravado e atividade irregular de balonismo.
Vídeo mostra balão que caiu com mais de 30 pessoas voando bem baixo em Capela do Alto
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM