WhatsApp suspende funcionamento em 16 modelos de celular; veja quais

A partir desta semana, o WhatsApp deixou de oferecer suporte a diversos modelos de celulares mais antigos por não atenderem aos requisitos técnicos para executar as atualizações mais recentes do aplicativo.A medida que passou a valer na última terça-feira, 1º de julho, vai atingir dispositivos com versões de sistema operacional anteriores ao Android 5.0 ou iOS 15.1. Os modelos de celulares, a maioria deles lançados há mais de 10 anos, não poderão mais abrir o aplicativo ou baixá-lo das lojas oficiais. Eles também não vão receber mais atualizações de segurança e desempenho.Motivação da suspensão do serviçoA decisão está em linha com a política de atualizações regulares da Meta, empresa dona do WhatsApp, que busca manter a segurança e o desempenho do aplicativo que limita o funcionamento em dispositivos desatualizados ou vulneráveis, explicou a empresa.A Meta anunciou que usuários com dispositivos afetados receberam notificações no aplicativo lembrando-os de atualizar o sistema operacional ou fazer upgrade para um novo aparelho. Para evitar a perda de arquivos ou conversas, foi recomendado ainda aos usuários fazerem backup das mensagens.

Meta, empresa dona do WhatsApp

|  Foto: JOSH EDELSON / AFP

De acordo com a empresa, o número de pessoas afetadas não foi alto, e a maioria conseguiu manter seus dispositivos em boas condições por uma década ou mais. Ainda segundo a Meta, os riscos de segurança e falta de atualizações justificam o fim do suporte a esses modelos.Confira os modelos afetados de cada uma das marcas:SamsungGalaxy S3Galaxy S4 MiniGalaxy Note 2MotorolaMoto G (1ª geração)Moto E (2014)Razr HDSonyXperia ZXperia SPXperia TXperia VLGOptimus GNexus 4G2 MiniApple (com iOS 15.1 ou inferior)iPhone 5iPhone 5ciPhone 6 (se não tiver sido atualizado além do iOS 12)

Leia Também:

Bug no site da Centauro expõe dados de clientes

TV 3.0 promete substituir televisões tradicionais; conheça

Uso de IA é regularizado pelo Governo para investigações criminais

Outras atualizações do WhatsAppCom a ampla difusão de imagens pelo ChatGPT, o WhatsApp divulgou em junho a adoção da tecnologia na plataforma. Agora, os usuários do aplicativo podem criar fotografias e ilustrações a partir do comando disponibilizado na conversa.Além da criação de imagens, outra IA que chegou na plataforma em dezembro do ano passado foi o chatbot. Na época, a novidade preencheu uma lacuna deixada pelo LuzIA (transcrição de áudio), que parou de funcionar no mensageiro em maio de 2024. Desde outubro, a alternativa dentro do aplicativo para quem queria usar o serviço era a própria IA da Meta, integrada ao WhatsApp.

IA chinesa, DeepSeek e ChatGPT da OpenAI são concorrentes da Meta AI, empresa dona do WhatsApp

|  Foto: Joel Saget/AFP

Em recente anúncio, a companhia divulgou também uma nova funcionalidade que permite aos usuários resumir mensagens não lidas usando inteligência artificial. A atualização estava em fase de liberação na versão beta do aplicativo para Android e, não tinha previsão de lançamento para todos os usuários.De acordo com informação divulgada pelo portal WABetaInfo, o recurso será ativado quando o usuário acumular uma quantidade significativa de mensagens não lidas em chats individuais ou grupos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.