Corregedoria investiga denúncia de morador que diz ter sido agredido por guardas municipais de Itu


Jovem relata que estava em uma adega, na noite de terça-feira (1º), quando os guardas chegaram e o levaram para uma área de mata, onde ele foi agredido e acusado de tráfico de drogas. Jovem de 26 anos relata que foi agredido por guardas municipais em Itu (SP)
Peterson dos Santos/Arquivo Pessoal
Um jovem de 26 anos registrou boletim de ocorrência contra três guardas civis municipais de Itu (SP), nesta sexta-feira (4), relatando ter sido agredido pelos agentes na noite de terça-feira (1°).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com Peterson William dos Santos da Luz, ele estava em uma adega no bairro Portal do Éden, quando foi abordado por guardas municipais do Grupo Tático de Apoio e Prevenção, da Guarda Civil Municipal. O jovem diz que foi revistado pelos agentes e, posteriormente, levado para uma área de mata, afastada do estabelecimento, onde teria sido agredido por três guardas.
Segundo o rapaz, os agentes estavam sem identificações nas fardas e disseram que Peterson possuía uma sacola com entorpecentes, o que ele nega. Em um vídeo gravado por ele, o rapaz mostra machucados na testa e na boca.
“Quase fiquei cego de um olho. Estou com a boca toda aberta por dentro de tanto soco que levei, na boca e no olho. Minha cabeça dói muito”, desabafa Peterson.
Em nota, a Corregedoria da GCM informou que entrou em contato com o jovem, que foi orientado a registrar a denúncia na Delegacia da Polícia Civil.
“O cidadão também foi instruído à comparecer na Corregedoria e relatar a sua versão dos fatos oficialmente para que seja possível a devida apuração de seu relato. A GCM busca elucidar o ocorrido e se manifesta totalmente contrária a qualquer conduta que fuja da prática do bom policiamento por parte de seus agentes”, esclarece.
O jovem deve passar por exames periciais no Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba ainda nesta sexta-feira.
Confira os destaques do g1
g1 em 1 minuto: MP tenta solução para famílias que ocupam irregularmente área em Piraju
Ministério Público de SP tenta intermediar solução para famílias que ocupam casas na Estação Ferroviária de Piraju
Após três dias sumida, adolescente de Alumínio diz à família que estava na zona rural e sem sinal de celular
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.