Pizza da Mamma’s Pizza
| Foto: Divulgação
O chef Guto Lago quer tradição e simplicidade quando o assunto é pizza. À frente dos fogões do restaurante Carvão, localizado no Chame-Chame, Guto escolhe os sabores calabresa, caprese ou pepperoni quando visita a Mamma’s Pizza. A casa tem 28 anos de inauguração e, para o cozinheiro, tem um clima aconchegante que ele não abre mão.”Foram muitos momentos especiais, várias comemorações com a família e amigos”, diz Guto que frequenta a pizzaria há 15 anos.
O chef Guto Lago
| Foto: Divulgação
Endereço: Rua das Margaridas, 150 – Pituba, Salvador – Horário: Aberta todos os dias – 17:30 às 23hJota Moraes indica Pizza da Chapada
Pizza Ribeirão do Meio, da Pizzaria da Chapada
| Foto: Divulgação
Com uma unidade também no Itaigara, em Salvador, a Pizza da Chapada, localizada no bairro da Graça, é o ponto de encontro preferido da família do chef Jota Moraes. Ele é responsável pela cozinha do Joca Mesa Bar, no Santo Antônio Além do Carmo, que mistura a gastronomia de restaurante com petiscos de boteco.Na Pizza da Chapada ele sempre pede o sabor Ribeirão do Meio, que conta com camarão, queijo e mix de cogumelos. O sabor é o preferido da filha de Jota, de dois anos. “Ela come com a mão, se lambuza e, para a gente, é tudo uma festa”, diz. O chef conta que, quando busca por uma pizza, não leva em consideração aspectos técnicos, e sim, os motivos sentimentais. “São lembranças de muitos momentos bons que vivemos neste lugar”.
O chef Jota Moraes
| Foto: Divulgação
Endereço: Rua Oito de Dezembro, 27 – loja 02 – Graça, Salvador – Horário: Terça a Domingo – 18h às 23hNara Amaral indica o Deskolado Bar, Futebol e Pizza
Pizza portuguesa do Deskolado Bar
| Foto: Divulgação
A sugestão de pizzaria da chef Nara Amaral, do Di Janela Restô Bar, vem do coração. “É um lugar super simples, com atendimento delicioso e ao ar livre, igual ao meu bar”, conta. Frequentadora antiga do Deskolado Bar, Nara se lembra de passar por lá desde os tempos em que morava na Barra, há mais de 25 anos. Para ela, nada supera uma boa pizza portuguesa, cheia de pimentão e ovo cozido. “Adoro quando inventam histórias com a portuguesa, quanto mais ingredientes, melhor!”, brinca.O ambiente despretensioso, as mesinhas na calçada e o sabor marcante tornaram o espaço um verdadeiro refúgio. “É um lugar muito querido para mim”.
A chef Nara Amaral
| Foto: Divulgação
Endereço: Rua Belo Horizonte, 164, Jardim Brasil, Salvador – Horário: Terça, quarta, quinta e domingo – 16h às 00h; sexta e sábado – 16h à 1h
Leia Também:
Por que baianos estão trocando as novelas da Globo pelos doramas?
De Amargosa para o mundo: a chef baiana que conquistou Dubai com doce da avó
Por que parei de comemorar aniversários no dia certo (e isso foi libertador)
Tereza Paim indica Mamma Jamma
Pizza marguerita da Mamma Jamma
| Foto: Divulgação
No comando dos restaurantes Casa de Tereza e Boteco da Tetê, no Rio Vermelho, a chef Tereza Paim revela sua preferência pela simplicidade e pelo sabor clássico. Ela destaca a pizzaria Mamma Jamma como lugar favorito para comer a redonda em Salvador.“Sou adepta do simples, por isso sempre peço a marguerita”, conta. Para ela, a pizza vai muito além do prato. É um momento especial de convivência. “É um programa que sempre faço com meus netos. Para mim, pizza é sinônimo de família”.
A chef Tereza Paim
| Foto: Divulgação
Endereço: Shopping da Bahia – Rua Tancredo Neves, 148 – piso 3 – Caminho das Árvores, Salvador; Shopping Barra – Avenida Centenário, 2992, piso L4, lojas 434 e 435 – Barra, Salvador. Horário: Shopping da Bahia: Segunda a quinta – 11h30 a 23h, sábado – 11h30 a 0h e domingo – 12h a 23; Shopping Barra: Domingo a quinta: 11h30 – 22h30, sexta e sábado – 12h à 0h.Victor Bebé indica Manjare
Pizza da Manjare
| Foto: Divulgação
O chef Victor Bebé, do Sagratto Café Bar, destaca a pizzaria Manjare, localizada no bairro de Stella Maris, como um verdadeiro ponto de encontro familiar.“Moro aqui desde que nasci, e foi meu sogro quem me apresentou à pizza de lá”, conta. Para ele, o local é palco de celebrações e encontros aos domingos, onde a família se reúne para comemorar as conquistas. Ele diz que o avô da esposa Juliana Wiering só comemora aniversário ali. As pizzas favoritas da família são as de portuguesa e atum, mas Victor revela que não abre mão da portuguesa e da de lombinho com catupiry.
O chef Victor Bebé
| Foto: Divulgação
Endereço: Alameda Dilson Juthay Fonseca, 100, Stella Maris, Salvador- Horário: Terça a domingo – 18h às 22hAs pioneiras em SalvadorEmbora não existam registros oficiais precisos, conta-se que a primeira pizzaria de Salvador foi a Giovani, no bairro do Garcia, considerada a grande precursora da tradição pizzaiola na capital baiana. O local, que já não existe, marcou época e abriu caminho para outras casas. Em 1931, o italiano Mario Tosto abriu outra pizzaria na Ribeira. Anos depois, o espaço se transformou na icônica Sorveteria da Ribeira, famosa pelos sorvetes de frutas tropicais e ainda muito querida pelos soteropolitanos.