
Dono do Tonamata, vencedor do Comida di Buteco do Rio deste ano, cumpre promessa feita durante o concurso distribui quentinhas para pessoas em situação de rua na Lapa, neste terça (8), às 12h. Feijoada do Restaurante Tonamata, em Vargem Grande
Ana Luísa Marques / g1
O bar e restaurante Tonamata, vencedor do Comida di Buteco do Rio deste ano, vai cumprir uma promessa feita durante o concurso e vai distribuir 1.000 quentinhas de feijoada para pessoas em situação de rua na Lapa, Centro do Rio, neste terça-feira (8), a partir das 12h.
A data foi escolhida em homenagem a Zé Pelintra, figura icônica da malandragem carioca e entidade espiritual muito popular na Umbanda e no Catimbó, comemorado nesta segunda-feira (7).
“Eu prometi e vou cumprir. O Tonamata nasceu para ser um espaço de acolhimento, de comida feita com afeto e de respeito à nossa cultura. Essa entrega é um agradecimento à cidade que me abraçou e também um convite à reflexão sobre diversidade, fé e generosidade. Zé Pelintra nos ensina a nunca perder a esperança e a ajudar quem precisa”, diz Thiago Castro, proprietário do estabelecimento.
Fundado em 2022, o Tonamata é um refúgio de samba, natureza e gastronomia brasileira. A casa, com capacidade para 600 pessoas e serve mais de uma tonelada de feijoada por semana.
No Comida di Buteco 2025, o restaurante venceu a etapa carioca com o petisco “Saberes e Sabores de um Brasil Plural”, que homenageia as cinco regiões do país por meio de cinco bolinhos com sabores típicos de cada local.
Tonamata homenageou os 25 anos do Comida Di Buteco com 5 tipos de bolinhos representando as regiões do Brasil:
Ana Luísa Marques / g1