Com mais de quatro séculos de tradição na alta joalheria, a histórica maison francesa Mellerio dits Meller apresentou sua nova coleção, Jardin des Rêves, em um cenário à altura de seu legado: o Palácio de Versalhes.
A escolha do local não foi apenas esteticamente impactante, mas profundamente simbólica — a rainha Maria Antonieta, figura icônica da monarquia francesa, foi uma das clientes mais notáveis da joalheria no século 18.
A nova linha é inspirada nos aposentos privados da rainha, áreas discretas e refinadas localizadas atrás dos salões cerimoniais do palácio. Ao contrário da pompa dos grandes salões, esses espaços refletiam o gosto pessoal e mais íntimo de Maria Antonieta. Tecidos florais, tapeçarias exuberantes e mobiliário delicado compunham um universo visual onde o requinte e a sensibilidade se encontravam.
Estética onírica
Segundo informações publicadas pelo WWD, a coleção busca traduzir essa estética suave e onírica em joias que evocam um luxo mais introspectivo. Isso conectado ao imaginário dos “jardins de sonho” que decoravam os aposentos da rainha. Um dos elementos centrais da inspiração é o abacaxi, fruta rara na época e símbolo de prestígio social, frequentemente representada nas tapeçarias do período.
Ademais, Laure-Isabelle Mellerio, diretora artística da maison e herdeira da 14ª geração da família, explica que o abacaxi representa o gosto sofisticado e exótico da rainha. Além de sua forma singular e sua paleta de cores intensas — algo revolucionário para o final do século 18. Contudo, para alcançar a riqueza visual das tapeçarias e o efeito das estampas Toile de Jouy, a equipe levou dois anos selecionando 27 tonalidades distintas de pedras preciosas.

A coleção Jardin des Rêves, entretanto, apresenta joias ricamente elaboradas, como um colar multicolorido reinterpretado a partir do design “Pierreries”, que reúne mais de 170 quilates de gemas raras — entre elas, águas-marinhas, tanzanitas, rubelitas, morganitas, topázios imperiais e safiras em tons azulados e rosados.
“Boutique itinerante”
No entanto, uma das peças de maior destaque é o pingente em forma de abacaxi. Trabalhado em filigrana com padrão de treliça, também possui mais de 8 quilates de pedras preciosas, incluindo diamantes. As folhas da fruta contam com cerca de 300 gemas minuciosamente engastadas.
Ver essa foto no Instagram
Outro ponto alto da coleção é um brinco projetado para uso assimétrico. Pode ser combinado com o pingente ou usado separadamente, oferecendo versatilidade sem perder a sofisticação. Todas as peças são entregues em uma caixa exclusiva inspirada na “marmotte”, o baú tradicional utilizado pelo fundador da Mellerio para transportar joias a Versalhes. Essa considerada pela maison sua primeira “boutique itinerante”. O conjunto completo de peças tem valor estimado em €900.000 (ou €750.000, excluindo os impostos franceses).
O post Joalheria e realeza: Mellerio lança joias inspiradas nos aposentos de Maria Antonieta apareceu primeiro em RSVP.