Polícia prende trio por tráfico de pessoas após denúncia de venda de bebê no Pará


Investigações apontaram que a criança seria entregue a um casal do Rio de Janeiro que articulava a adoção ilegal com uso de documentos falsificados, supostamente assinados pela mãe biológica da criança. Casal e mulher presos durante operação no Pará.
PC PA
Um trio foi preso em flagrante por envolvimento em um esquema de tráfico de pessoas com finalidade de adoção ilegal, em Conceição do Araguaia, no sul do Pará. O caso foi confirmado nesta terça-feira (8).
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
De acordo com a Polícia Civil (PC), as investigações começaram após uma denúncia anônima que alertava sobre a tentativa de venda ilegal de um bebê de cerca de dois meses na quinta-feira (3).
As investigações apontaram que a criança seria entregue a um casal do Rio de Janeiro que articulava a adoção ilegal com uso de documentos falsificados, como autorização de viagem e procuração, supostamente assinados pela mãe biológica da criança.
As prisões ocorreram na quinta (3), durante a operação “Infância Segura” da Polícia Civil (PC) com o Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Redenção.
Segundo a PC, os suspeitos foram localizados após agentes identificarem a chegada do casal na rodoviária da cidade e qual hotel iriam se hospedar, além de identificarem o cartório onde ocorreria a formalização fraudulenta da adoção.
No local, os policiais prenderam o casal e a mulher que teria consentido com a entrega irregular da criança. A PC pontuou que o bebê foi encaminhado ao Conselho Tutelar e recebe atendimento especializado.
Ainda durante a operação, os agentes identificaram um grupo em uma rede social com indícios de envolvimento na venda ilegal de crianças. Segundo a Polícia Civil, o grupo compartilhava informações sobre falsificação de documentos que incluíam atestados de vida e de óbito usados para facilitar o tráfico.
Os presos foram levados à delegacia, passaram por exames de corpo de delito e seguem à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e possíveis redes criminosas.
A Polícia Civil reforçou a importância das denúncias anônimas em casos de crimes contra crianças e adolescentes. Informações podem ser repassadas pelos números disque 100 ou disque denúncia 181.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira todas as notícias do estado no g1 Pará.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.