Trump anuncia que vai retomar o envio de armas à Ucrânia


Nesta terça-feira (8), Donald Trump disse que não está feliz com o presidente russo, Vladimir Putin: ‘Ele está matando muitas pessoas’. Donald Trump teve duas reuniões na Casa Branca, na segunda-feira (7) e nesta terça-feira (8), com o primeiro-ministro de Israel.
Por trás do firme aperto de mão, uma conversa delicada marcava o encontro: as negociações para um cessar-fogo em Gaza. No jantar na Casa Branca, o primeiro-ministro israelense agradeceu a Trump pelo apoio contínuo dos Estados Unidos na guerra e disse que indicou o nome do presidente americano ao Prêmio Nobel da Paz. Depois, respondendo a um jornalista sobre o futuro de Gaza, Benjamin Netanyahu disse:
“Estamos trabalhando com os Estados Unidos para encontrar países que busquem concretizar o que sempre disseram: que queriam dar aos palestinos um futuro melhor”.
No mesmo dia, o ministro da Defesa de Israel anunciou que o Exército está preparando um plano para realocar palestinos de Gaza a um acampamento ao sul do território, nas ruínas da cidade de Rafah. Israel Katz chamou o futuro assentamento de “cidade humanitária”, que teria capacidade de abrigar, inicialmente, 600 mil pessoas e, no futuro, toda a população de Gaza – mais de 2 milhões.
A proposta de cessar-fogo voltou a ser discutida nesta terça-feira (8) em encontros de Netanyahu com o vice-presidente americano, J.D. Vance, e também com o presidente da Câmara, Mike Johnson.
“Estamos trabalhando nisso. Você precisa de várias pessoas para dançar tango e, no momento, não há nem mesmo duas”, disse o primeiro-ministro ao final dos encontros.
Depois, Trump e Netanyahu se encontraram mais uma vez. Agora, a portas fechadas.
Trump anuncia que vai retomar o envio de armas à Ucrânia
Jornal Nacional/ Reprodução
Trump prometeu acabar com guerras pelo mundo assim que fosse eleito. Mas tem se frustrado com a dificuldade de o grupo terrorista Hamas e Israel em chegarem a um acordo e com promessas vazias de paz entre Ucrânia e Rússia. Mais cedo, Trump disse que não está feliz com o presidente russo, Vladimir Putin:
“Ele está matando muitas pessoas”.
O governo americano mudou de posição. O presidente Trump anunciou que vai retomar o envio de armas à Ucrânia. O envio foi interrompido na semana passada. Um porta-voz da Casa Branca disse que aquela era uma nova estratégia para colocar os interesses americanos em primeiro lugar.
No domingo (6), um jornalista perguntou a Trump por que ele não ajudava a Ucrânia como ajudava Israel. Trump respondeu que já estava ajudando. Nesta terça-feira (8), perguntado se sabia da pausa no envio de armas, Trump disse que não; tampouco quem deu a ordem para isso.
LEIA TAMBÉM
EUA e Israel estão buscando países para receber população de Gaza, diz Netanyahu
Retirada de palestinos de Gaza, Nobel da Paz, armas para Ucrânia: como foi o encontro de Trump e Netanyahu na Casa Branca
Adicionar aos favoritos o Link permanente.