Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Trump anuncia taxa de 50% ao Brasil
Em segunda reunião nesta quarta-feira (9) no Itamaraty, o governo brasileiro disse a representantes da embaixada dos Estados Unidos que devolve a carta do presidente norte-americano, Donald Trump, endereçada ao brasileiro Lula.
O documento define a taxa de 50% para todos os produtos brasileiros. Em rede social, Lula afirmou que a decisão será respondida com base na lei da reciprocidade.
Embaixadora brasileira responsável pela América do Norte e Europa, Maria Luisa Escorel comandou a reunião. Ela queria saber se a carta de Trump era verdadeira, já que o governo ficou sabendo do documento pela imprensa.
Ao receber a resposta positiva do representante norte-americano, a embaixadora disse, então, que o Brasil a devolvia para o governo americano. Ao blog, fontes do Itamaraty a par da reunião disseram que a embaixadora considerou a carta “ofensiva” e “inaceitável”.
De acordo com estas fontes, o documento foi visto pelo govenro brasileiro como carregado de “informações inverídicas” sobre o déficit na balança comercial dos Estados Unidos com o Brasil. Ao contrário do que diz a carta de Trump, os EUA acumula superávit sobre o Brasil na última década.
[Post em atualização]
Adicionar aos favoritos o Link permanente.