Vistoria identifica falta de remédios e extintores vencidos há 6 anos no Hospital do Idoso do AC; direção nega


Sindicato dos Médicos fiscalizou Hospital do Idoso no último dia 27 de junho. A Fundhacre, complexo que o Hospital do Idoso integra, afirma que os atendimentos ocorrem normalmente e que preza pelo bem-estar dos pacientes. Sindmed-AC detecta falhas na estrutura e no atendimento aos pacientes da unidade
Falta de medicamentos, déficit de profissionais, problemas estruturais na ala geriátrica e extintores vencidos há seis anos foram alguns dos problemas identificados no Hospital do Idoso, em Rio Branco, durante uma vistoria do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A direção da unidade, que fica no complexo da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), nega qualquer irregularidade. (Saiba mais abaixo)
A denúncia do Sindmed-AC diz também ter detectado alta ocupação dos leitos e a falta de instrumentos durante a visita técnica feita no último dia 27. Durante a visita, a equipe do sindicato diz ter verificado que a demanda de pacientes não é suprida pelo número de leitos e que há somente um plantonista para o turno da noite aos fins de semana.
“Atualmente, se dois pacientes passarem por intercorrências, ao mesmo tempo, um profissional não terá capacidade para atender os dois casos em um mesmo instante”, resumiu Suellen Carlos, diretora do Sindmed.
Unidade é a ala geriátrica da Fundhacre, em Rio Branco
Gleison Luz/Fundhacre
Além disso, ainda conforme o sindicato, estão em falta antibióticos, anti-inflamatórios e antipsicóticos e há problemas no fornecimento de morfina.
LEIA MAIS
Com suspeita de vazamento de radiação, sindicato pede que Comissão Nacional de Energia Nuclear fiscalize hospitais no interior do Acre
Em hospital do Acre, idoso do AM com câncer no fígado recebe órgão de doadora de RO: ‘Milagre’
Quanto às falhas estruturais, o sindicato afirma ter identificado infiltrações no prédio e extintores sem manutenção desde 2019. Os profissionais da unidade relataram ainda, segundo a entidade, falta de instrumentos para administração de remédios intravenosos e de um aparelho de ultrassonografia.
“Durante o registro, todos os leitos estavam ocupados, mostrando que a demanda é maior do que a estrutura atualmente disponível, deixando de contar até com uma ala para cuidados paliativos e de convivência”, acrescentou.
Entidade também encontrou falta de medicamentos e instrumentos
Arquivo/Sindmed
Direção nega irregularidades
Por meio de nota, a direção da Fundhacre informou à Rede Amazônica Acre que nega as irregularidades e que os atendimentos ocorrem normalmente. “Recentemente, a unidade passou a contar com uma sala de reabilitação, além de ter seus atendimentos ambulatoriais devidamente organizados e regulados”, informou.
Ainda conforme o texto, assinado pela presidente da Fundhacre, Soron Steiner, não há falta de medicamentos ou instrumentos, e os extintores foram substituídos ainda no mês de junho. A gestão da unidade também afirmou que está planejando reparos para os problemas estruturais, como infiltrações.
“A Fundhacre reitera que preza pelo bem-estar de servidores e pacientes e informa que está em curso um planejamento para a realização de reparos pontuais na estrutura”, completou.
Vistoria encontrou extintores sem manutenção desde 2019 no Hospital do Idoso do Acre
Arquivo/Sindmed
Nota da Fundhacre
O Governo do Estado, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), esclarece que os atendimentos na ala geriátrica do complexo hospitalar seguem ocorrendo normalmente, inclusive com a ampliação do padrão de cuidado à pessoa idosa. Recentemente, a unidade passou a contar com uma sala de reabilitação, além de ter seus atendimentos ambulatoriais devidamente organizados e regulados.
Cumpre esclarecer que não há falta de instrumentais ou medicamentos no setor. Da mesma forma, a Fundhacre reforça que a ocupação de leitos é dinâmica e varia conforme a demanda, sendo monitorada diariamente pela equipe da Central de Leitos do Complexo Regulador Estadual, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde.
A Fundhacre reitera que preza pelo bem-estar de servidores e pacientes e informa que está em curso um planejamento para a realização de reparos pontuais na estrutura.
Quanto aos extintores, informamos que a Fundhacre possui contrato ativo para prestação de serviços de instalação e manutenção de equipamentos de combate a incêndio, o que garantiu a troca dos mesmos no mês de junho.
A Fundhacre segue comprometida em manter a transparência, prestar os devidos esclarecimentos e trabalhar continuamente pela melhoria da qualidade do atendimento prestado à população.
Soron Steiner
Presidente da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.