Bombeiros do Paraná são enviados ao Rio Grande do Sul para auxiliar em resgate de menina curitibana que se acidentou em cânion


Menina de 11 anos estava acompanhada dos pais, que visitavam o Cânion Fortaleza, uma das principais atrações turísticas do Parque Nacional da Serra Geral. Quatro bombeiros paranaenses devem participar dos trabalhos de resgate. Criança de Curitiba cai em cânion no Rio Grande do Sul
O oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, major Ícaro Gabriel Greinert, e outros três bombeiros foram enviados nesta quinta-feira (10) pelo Governo do Estado ao Rio Grande do Sul para auxiliar nos trabalhos de resgate de uma menina de 11 anos que caiu do mirante do cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do RS. A criança e a família são de Curitiba e estavam visitando o mirante do ponto turístico quando o acidente aconteceu.
✅ Siga o g1 PR no Instagram
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
O major Gabriel é comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) dos Bombeiros do Paraná. Os demais bombeiros enviados também são membros do grupo e especialistas em operações de busca, resgate e salvamento. A equipe deve chegar ainda nesta quinta ao local da queda.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, os militares vão atuar como ponto de ligação entre a corporação paranaense e o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, que trabalha no resgate desde a tarde desta quinta. Os bombeiros do Paraná também estão preparados para atuar diretamente na operação, caso seja necessário.
Em nota, o Governo do Paraná destacou que a equipe enviada ao Rio Grande do Sul também dará suporte aos familiares da menina.
Menina foi localizada por câmera térmica
De acordo com os bombeiros gaúchos, a queda da menina aconteceu por volta das 13h desta quinta-feira. A criança foi localizada com a ajuda de um drone com câmera térmica. A área foi isolada e 12 bombeiros realizam a operação de resgate por rapel.
De acordo com o capitão Pedro Henrique Sanhudo, do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, a menina estaria a 70 metros do local da queda. Segundo os bombeiros, só será possível aferir o estado de saúde quando a equipe chegar até a menina.
Um heliponto foi estabelecido na central administrativa do parque com o traslado de militares.
Família de turistas era de Curitiba
De acordo com o secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, em entrevista à Rádio Gaúcha, a menina estava com os pais no alto do mirante quando caiu. A família é de Curitiba e não teve a identidade divulgada. De acordo com os bombeiros, a menina teria Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Quando a família se deslocava para sentar em um banco, a menina teria saído correndo. O pai tentou alcançá-la, mas ela caiu antes. No ponto da queda não há nenhuma cerca de proteção.
Segundo os bombeiros de Canela, a queda ocorreu na parte central do cânion, no meio de um penhasco, em uma área em que não há vegetação.

Bombeiros atuam em resgate de menina que caiu no Cânion Fortaleza
Divulgação/ CRBM
Cânion é uma das principais atrações turísticas da região
O cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral, a 23km do Centro da cidade, e é uma das atrações turísticas da região. A RBS TV, afiliada da TV Globo no Paraná, entrou em contato com a administração do parque. Em nota a empresa afirmou que:
“A Urbia, concessionária de serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, está concentrando os esforços de sua equipe no apoio às autoridades que atuam nas buscas pela criança desaparecida no Cânion Fortaleza, nesta quinta-feira (10), e presta suporte à família no local. Outras informações serão repassadas assim que possível.”
Criança cai de cânion na Serra
g1
Leia também:
Dentro de casa: Mulher fica sem luz, aciona Copel e é estuprada por eletricista terceirizado
Araucária: Menina é fotografada presa em cadeira na mesma escola onde menino foi amarrado
Veja valores: Aposta do Paraná acerta cinco números e leva prêmio na Mega-Sena
Helicóptero da Polícia Civil atua nas buscas por criança em cânion no RS
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Adicionar aos favoritos o Link permanente.