
Local foi inaugurado neste sábado (12), em Jundiaí (SP), e busca ser um centro cultural, com exposições gratuitas de artes e oficinas gratuitas de grafite para crianças. Comic Con Experience 2015 reúne fãs de história em quadrinho e animação em SP
Na letra da música “Um Bom Lugar”, o rapper Sabotage diz que “um bom lugar se constrói com humildade”. E foi com essa inspiração que Givanildo Dias dos Santos de 33 anos, conhecido nas redes sociais como “Load”, criou um projeto dentro de sua galeria, para que artistas independentes possam expor seus trabalhos de grafite e pichação.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O criador de conteúdo que é de Guaianases, na zona leste de São Paulo, e atualmente mora em Jundiaí (SP), onde decidiu abrir a galeria e também mantém um trabalho em um podcast. Ao g1, Load contou que sempre teve contato com a arte, seja no grafite, na pichação, e no desenho em geral.
“A ideia de abrir uma galeria surgiu em dezembro de 2023 e, na época, eu estava fazendo muito grafite. Vira e mexe eu tinha que comprar coisas em São Paulo ou online, e precisava pagar pedágio ou esperar cinco dias para chegar” explica.
E foi com essa dificuldade em mente que o criador de conteúdo e sua esposa, que também grafitava com ele, começaram a estudar sobre uma possibilidade de abrirem uma loja para vender os produtos de grafite. No entanto, durante o processo, se depararam com um problema: visibilidade e preconceito.
“A pichação no Brasil ainda é alvo de muitas controvérsias. No entanto, ela é famosa mundialmente mas, por conta do preconceito, os pichadores e grafiteiros acabam não tendo espaço aqui no país”, explica.
Load e sua esposa Thaís, que abriram uma loja de grafite e uma galeria de arte independente para artistas de grafite e pixação em Jundiaí (SP)
@caldasv/Arquivo pessoal
E, para ajudar a combater este problema, Load e a esposa decidiram criar, dentro da loja, uma galeria, onde artistas teriam um espaço para grafitar e expor seus trabalhos.
“Vamos fazer um rodízio de artistas a cada dois ou três meses. Eles vão grafitar a frente inteira da loja e a gente produz também alguns produtos que o artista queira vender, como camiseta, boné, eco bag, além das obras que vão ficar expostas dentro da loja em uma parede inteira dedicada para eles” conta.
A renda obtida com a venda dos produtos e das obras terá o todo o valor revertido para os artistas, de acordo com Load. Além disso, o artista reforça que o plano é fazer com que o lugar se torne um centro cultural, aberto para pessoas de todas as idades.
“A ideia não é ser só um local de compra para artigos de grafite. Quero realizar oficinas gratuitas, e também fazer com que seja um lugar para a galera da pichação interagir e falar sobre a cena. É um sentimento de coletividade”, explica.
Parede da galeria independente para artistas de grafite e pixação em Jundiaí (SP) do Loa
@caldasv/Arquivo pessoal
Contrariando as estatísticas
Ao g1, o artista contou que as inspirações para os seus desenhos na infância vieram de desenhos animados, e também de amizades com interesses em comum.
“Desde os meus 9, 10 anos eu desenhava bastante. O auge na época era Dragon Ball, Pokémon, Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakusho. Fiz amigos através desses interesses, do skate e dos quadrinhos também, e eles me apresentaram a pichação e o grafite”, diz.
A paixão por arte se desenvolveu, e atualmente Load se dedica à criação de conteúdo sobre cultura pop, além de participar de podcasts. O grafite, claro, se manteve presente e, segundo ele, foi graças a esses interesses que pôde criar a galeria.
“Os quadrinhos, o rap e o grafite me evitaram de ir para um caminho muito tenebroso na minha vida, principalmente em um contexto onde eu fui criado, no período que eu fui criado. Como diz Sabotage: ‘se você tirou a atenção da molecada, você já ganhou o seu dia’. E é isso que eu busco. Quero que as pessoas saiam da minha galeria e se sintam diferentes de alguma forma”, afirma.
A galeria fica na Rua Baronesa do Japi, no centro de Jundiaí, e funciona das 10h às 19h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 10h às 13h.
Load e algumas das suas artes que estão expostas na galeria em Jundiaí (SP)
@caldasv/Arquivo pessoal
Decoração que fica dentro da loja e galeria de arte independente do Load em Jundiaí (SP)
@caldasv/Arquivo pessoal
Outro muro da loja que também faz parte da galeria de arte e exposição da loja de grafite do Load em Jundiaí (SP)
@caldasv/Arquivo pessoal
Muro que faz parte da exposição da galeria de arte do Load em Jundiaí (SP)
@caldasv/Arquivo pessoal
*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM