TCE-SP encontra irregularidades em ginásios e teatros da Baixada Santista


Irregularidades foram encontradas em teatros e ginásios. Baixada Santista teve 15 locais vistoriados. Prefeituras foram notificadas e devem apresentar plano de ação. Operação do TCE revela irregularidades em ginásios e teatros em todo estado de SP
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizou uma operação de fiscalização em 280 equipamentos públicos de 226 municípios paulistas. Na Baixada Santista, foram vistoriados 15 locais. A ação teve como foco teatros e ginásios poliesportivos, com o objetivo de verificar as condições estruturais, de segurança e de funcionamento dos espaços.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A operação foi em 226 cidades do estado de São Paulo e vistoriou 280 equipamentos, entre teatros e ginásios poliesportivos. Segundo o relatório do TCE-SP, 87% dos locais estavam com o álvara irregular e 85% não tinham a autorização dos bombeiros para funcionar, em todo o estado.
A vistoria do TCE-SP pode voltar a acontecer entre seis meses e um ano. Já o não cumprimento das exigências devem gerar consequências graves para os prefeitos.
TCE encontra irregularidades no ginásio Dondinho, em São Vicente
TCE-SP
São Vicente
Em São Vicente, o ginásio poliesportivo Dondinho apresentou problemas no telhado, alambrado, quadra, banheiros, como portas e torneiras quebradas. A reinauguração do espaço foi há quase quatro anos. Em dias de chuva, os transtornos aumentam, segundo relatos de moradores.
“Quando chove, na quadra pinga mesmo. Mas, é por causa do telhado. Venta demais e as folhas de zinco dão uma saidinha”, falou a comerciante Sheila Trigo.
Santos
Em Santos, foram inspecionados três teatros e três ginásios. A Arena Santos e o Centro Esportivo da Zona Noroeste registraram danos no teto, vigas e piso, além de goteiras, redes danificadas e equipamentos com manutenção pendente. Também foram identificados aquecedores quebrados, ausência de alvará dos bombeiros e problemas nos sistemas de segurança.
“Quadra boa, acomoda muitos alunos. Uma quadra maravilhosa, está fechada. Qualquer dia, se não tomar cuidado, pode cair”, disse a aposentada Ivete Barbosa sobre o Centro Esportivo da Zona Noroeste. Os fiscais encontraram ainda extintores vencidos e banheiros interditados e sem a limpeza adequada, além de pias quebradas e fiação precária.
TCE encontra irregularidades no centro esportivo, na Zona Noroeste de Santos
TCE-SP
Bertioga
Em Bertioga, os fiscais encontraram problemas com o sistema de segurança no Ginásio de Esportes Alberto Alves. Entre os problemas estão: a ausência de lâmpadas de emergência funcionando, vidro do botão de alarme de incêndio danificado e fiação exposta.
Mongaguá
Em Mongaguá, extintores do centro cultural raul cortez estavam fora do prazo de validade. Os fiscais encontraram também fiação exposta em um dos camarins, além de problemas nos banheiros e no piso da escadaria da plateia.
Cubatão
O tribunal de contas do estado vistoriou o centro esportivo Ayrton Romero da nóbrega, conhecido como Romerão, que fica na Vila Couto. A arquibancada apresentava danificações e o piso emborrachado estava deteriorado, mas o pior problema estava na cobertura. O risco de queda dos telhados impede o uso da quadra.
TCE encontra irregularidades em centro esportivo, em Cubatão
TCE-SP
Itanhaém
Em Itanhaém, os fiscais encontraram problemas no teatro Eva Wilma, que fica no Centro e é um dos principais espaços culturais da cidade.
Segundo o relatório do TCE, as poltronas necessitavam de manutenção e dois banheiros estavam interditados. Todos os extintores vencidos e, além disso, o local ainda não tem o auto de vistoria do corpo de bombeiros, que ainda está sendo feito.
Peruíbe
O ginásio municipal Marcos Enzel, que já foi palco de diversos eventos estava assim./ praticamente em ruínas. A estrutura do telhado estava no chão e alguns pontos acumulavam entulho e água. Segundo o relatório do TCE, o ginásio está em obras.
TCE encontra irregularidades no Ginásio Municipal em Peruíbe
TCE-SP
Praia Grande
Na praia grande, dois locais foram vistoriados./ o teatro serafim gonzalez que fica no palácio das artes./ no local os carpetes estavam com manchas.// e no ginásio mirins 3 foi constatada a ausência de itens de acessibilidade./ em nota a prefeitura informou que já está trabalhando para solucionar todos os apontamentos feitos pela fiscalização./
O que dizem as prefeituras?
As prefeituras foram notificadas e têm até dez dias para apresentar plano de ação. Em caso de descumprimento das exigências, poderão enfrentar sanções, como desaprovação de contas e encaminhamento ao Ministério Público.
As administrações municipais afirmam estar providenciando soluções para os problemas apontados. Algumas já iniciaram obras ou contrataram empresas para regularizar documentos e realizar reparos.
A Prefeitura de Santos disse que os problemas indicados estão sendo sanados e que recentemente, por exemplo, fez a troca de 14 portas do Centro Esportivo da Zona Noroeste.
A Prefeitura de São Vicente informou que o ginásio poliesportivo Dondinho vai passar por manutenção e que segue em busca do recurso para a reforma e modernização total do equipamento.
A administração municipal de Cubatão afirmou que atualmente uma empresa contratada está realizando todos os levantamentos necessários no Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega para que seja feita a recuperação e revitalização do equipamento. Os obras devem começar no primeiro semestre do ano que vem.
A Prefeitura de Itanhaém disse que está realizando a adequação de todos os problemas que foram pontuados. Já a Prefeitura de Peruíbe falou que o ginásio citado passa por reformas, que está sendo feita uma nova cobertra e troca do telhado. A obra deverá ficar pronta em até 60 dias
A Prefeitura de Mongaguá não respondeu até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.