VW Tera High Outfit chega querendo botar banca

O mercado brasileiro de SUVs compactos ganhou mais um competidor de peso com o VW Tera High, que chega para encarar concorrentes como o Fiat Pulse e o Renault Kardian. O Volkswagen Tera, desenvolvido e produzido em Taubaté, no interior paulista, chega com a missão de substituir boa parte das vendas de hatches e oferecer uma nova porta de entrada para a linha de utilitários da marca. Andamos na versão topo de linha do modelo, a High, equipada com o pacote visual Outfit, que deixa o SUV com um visual ainda mais esportivo. Além da aparência, o VW Tera High Outfit tem como destaques o nível razoável de acabamento interno, o bom desempenho do motor 1.0 turbo, que equilibra bem performance e consumo e o bom acerto de suspensão, tanto para o conforto quanto para a estabilidade.

Visualmente, o Tera tem muitos elementos que remetem a outros Volkswagen – a grade frontal lembra o Nivus e até o Tiguan europeu, enquanto a traseira traz lanternas parcialmente em LED interligadas por uma faixa em preto brilhante.

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A frente do VW Tera High Outfit se parece um pocuo com a do VW Nivus – Foto: Eduardo Aquino

O pacote Outfit (R$ 2.300,00) adiciona detalhes escurecidos, retrovisores pretos, teto pintado na mesma cor e rodas diamantadas de 17 polegadas com fundo preto que dão um visual mais esportivo ao VW Tera na versão topo de linha, High.

Acabamento interno

Por dentro, o VW Tera High Outfit tem um acabamento razoável para um SUV da sua categoria. Embora haja muitos plásticos rígidos, bancos em couro sintético, apliques em preto brilhante e iluminação ambiente ajudam a valorizar a percepção de qualidade.

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O teto na cor preta é um dos itens do pacotre Outfit do VW Tera High – Foto: Eduardo Aquino

Interior do VW Tera High Outfit

Alguns equipamentos são destaques, como o painel digital de 10,25 polegadas, a central multimídia VW Play Connect com tela de 10,1 polegadas e futura compatibilidade com inteligência artificial generativa; carregador de celular por indução refrigerado, ar-condicionado automático, controle automático de velocidade adaptativo e alerta de colisão. O pacote ADAS ainda agrega assistente de faixa e alerta de ponto cego, mas eleva a fatura final.

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Acabamento interno do VW Tera High Outfit passa uma boa impressão – Foto: Eduardo Aquino

Por outro lado, alguns detalhes (ou a falta deles) incomodam, como a falta de saída do sistema de ar-condicionado para o banco de trás. Os ocupantes do banco traseiro também não contam com apoio de braço central.

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Tela do multimídia do VW Tera High O|utfit tem tela de 10,1 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

O VW Tera High Outfit acomoda bem quatro adultos e uma criança, já que quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pelo túnel central elevado. Por outro lado, o porta-malas tem uma das maiores capacidades do segmento (350 litros).

Fôlego do VW Tera High Outfit

Equipado com o já conhecido conjunto motor 1.0 170 TSI (de 116cv de potência e 16,8kgfm de torque) e câmbio automático de seis marchas AQ160, o modelo consegue unir uma performance que não decepciona com um bom nível de consumo.

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Banco de trás do VW Tera High Outfit acomoda dois adultos e uma criança – Foto: Eduardo Aquino

Na prática, o VW Tera High Outfit se mostra silencioso e confortável, com suspensão bem calibrada, que consegue filtrar bem as irregularidades do piso e garantir boa estabilidade naquelas curvas mais fechadas, sem pregar sustos no motorista.

Baixo consumo

Em termos de consumo, rodando com apenas o motorista, ar-condicionado desligado e apenas gasolina no tanque, o computador de bordo registrou médias de 12,6km/l na cidade (em trânsito bem tumultuado) e de 16,4km/l na estrada (numa tocada suave).

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Um dos destaques do VW Tera High Outifit é o bom porta-malas de 350 llitros – Foto: Eduardo Aquino

Para sair de vagas apertadas e manobrar em espaços mais reduzidos, o motorista conta com um razoável diâmetro de giro, uma boa assistência elétrica da direção, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré.

Regulagens em altura e distância da coluna de direção e ajuste de altura do banco ajudam o motorista a encontrar uma boa e confortável posição de dirigir, que é mais elevada e passa a sensação bem clara (elevada) de estar dirigindo um SUV.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

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Debaixo do capô do VW Tera High, está o ja conhecido 1.0 turbo de 116cv – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, turbo e injeção direta de combustível, flex, que gera potências de 109cv (gasolina) e de 116cv (etanol) a 5.000rpm e torque de 16,8kgfm (gasolina ou etanol), de 1.750rpm a 4.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,15m; largura, 1,77m; altura, 1,50m; e entre-eixos, 2,56m

Freios – Discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R17

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 451 quilos

Porta-malas – 350 litros

Tanque – 49 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.169 quilos

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Rodas com detalhes em preto do VW Tera High Outfit têm desenho esportivo – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência para ACC, Start & Stop, VW Play Connect com tela sensível de 10,1 polegadas, serviços remotos e internet exclusiva para o infotainment, seis airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), alto-falantes, ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto rebatível bi-partido, bancos em revestimento premium, câmera para auxílio em manobras em marcha a ré, carregamento de celular por indução, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, controles eletrônicos de tração e estabilidade, detector de fadiga do motorista, direção elétrica, faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, farol de rodagem diurna com controle automático das luzes e função Coming Home e Leaving Home automática, sistema Isofix para fixar cadeira infantis e Top tether, assistente de partida em rampa, iluminação ambiente, iluminação no porta-malas, indicador de controle dos pneus, lanternas traseiras em LED, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, rack de teto longitudinal, reconhecimento de pedestres, regulagem do facho do farol, retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo, revestimento da porta e lateral, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, spoiler traseiro, tapetes adicionais em carpete, tomadas USB tipo C dianteira e traseira e volante multifuncional em revestimento premium com comandos para troca de marchas “shift-paddles”.

Preços – R$ 139.990,00. Com o Pacote Outfit The Town Edition (bancos em revestimento, premium com inserto Outfit, pára-choque na cor do veículo, retrovisores e maçanetas na cor preto ninja, rodas de liga diamantadas e escurecidas de 17 polegadas e teto pintado em preto ninja), sobe para R$ 143.190,00.



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