As linhas do transporte coletivo convencional e suplementar de Belo Horizonte vão operar com o quadro de horários reduzido a partir desta segunda-feira (14). A medida, segundo a Prefeitura de BH (PBH), ocorre por causa do período de férias escolares e vale até o dia 1º de agosto.
Em comunicado, a PBH informou que todas as 289 linhas do sistema convencional e 24 do sistema suplementar que operam em dias úteis passarão a adotar o quadro de horário do tipo “férias de julho”. Para algumas dessas linhas (76 do convencional e 8 do suplementar), não haverá diferença entre o quadro atual e o de férias.
A prefeitura justifica a mudança pela “queda na demanda”, provocada pelas férias escolares e pelo recesso em algumas atividades de trabalho. “O quadro de horário de férias é implantado em janeiro e na segunda quinzena de julho. A redução na oferta de viagens é de cerca de 7,3%. No serviço convencional serão ofertadas 22,5 mil viagens por dia útil, 92,6% de um dia útil típico, cuja oferta é de 24.298 viagens por dia”, informa o executivo.
“Já em relação ao número de passageiros, um estudo apontou que, em 2024, a média nos dias úteis da segunda quinzena de julho foi cerca de 9,4% menor do que nos primeiros dias do mês, confirmando a tendência de queda na demanda nesse período”, completa.
Neste período de férias, não haverá redução de viagens aos sábados e domingos. A PBH destaca ainda que a demanda pelo transporte seguirá sendo monitorada e, caso necessário, ajustes operacionais podem ser realizados.
Consulte os horários
As informações sobre o funcionamento de cada trajeto estarão afixadas dentro dos ônibus e nas estações. Os detalhes dos horários também podem ser consultadas no Portal da PBH, na aba “Dia Util – Férias de Julho”. Basta inserir o número da linha na barra de pesquisa e clicar em “consulta detalhada”.
O post Menos ônibus: linhas de BH operam com horário de férias a partir desta segunda apareceu primeiro em BHAZ.