
Em 2024, mais de 40% das ocorrências foram no mês de férias, o que afetou 64.730 mil clientes. Especialista da Enel Ceará orienta sobre como evitar acidentes com pipas na rede elétrica.
A quantidade de acidentes com pipas (também chamadas de “raias”) aumenta durante julho no Ceará. Em 2024, mais de 40% das ocorrências foram no mês de férias, o que afetou 64.730 mil clientes. Com isso, a Enel Ceará orienta para evitar problemas no fornecimento do serviço.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Além das férias, também aumenta a intensidade dos ventos neste mês. De acordo com um levantamento da Enel Ceará, de janeiro a dezembro de 2024 foram registradas 303 ocorrências. A distribuidora contabilizou que 206.887 unidades consumidoras (clientes) ficaram sem energia em razão de pipas na fiação.
LEIA TAMBÉM:
Ceará teve mais de 6 mil crimes ambientais registrados nos últimos seis anos, aponta levantamento
FÉRIAS: Vai viajar? Veja a documentação necessária para levar crianças e adolescentes
Os meses com o maiores números de ocorrências são os de julho, com 127 incidências, afetando o fornecimento de energia para mais de 64.730 mil clientes, e outubro, quando tiveram 66 ocorrências, afetando 106.863 unidades consumidoras.
Em 2025, até maio, já foram 41 incidências, afetando 22,8 mil clientes.
As interrupções de energia geram grandes transtornos aos clientes, impactando atividades comerciais e o dia a dia das pessoas. Além da afetação no fornecimento de energia, a prática pode trazer um alto risco de choque elétrico, podendo colocar a população em perigo e até causar acidentes graves ou fatais.
O contato das pipas com a rede elétrica pode danificar a fiação, pois as linhas que ficam enroscadas na rede elétrica provocam desgaste na fiação, podendo ocasionar curtos-circuitos, e aumentam o risco de choque elétrico.
“Além das campanhas, é também necessário que os pais orientem as crianças e os adolescentes sobre os cuidados necessários para que a brincadeira possa acontecer de forma segura e saudável”, reforçou a Enel.
Em casos de ocorrências na rede, as equipes da distribuidora são mobilizadas imediatamente para realizar os reparos necessários e substituir a fiação, a fim de restabelecer o serviço o mais breve possível.
Problemas com pipas na rede elétrica aumentam em julho no Ceará.
Enel Ceará/Reprodução
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará