O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado em 28 de junho, mas em Belo Horizonte as celebrações ocorrem tradicionalmente em julho. Neste ano, a 26ª Parada LGBTQIA+ da capital mineira já está marcada: a manifestação ocorre no próximo domingo (20), a partir das 14h, no cruzamento da avenida Brasil com a Afonso Pena. Desta vez, o evento terá um ‘esquenta’ — o Festival Fuzuê — no sábado (19), com apresentação gratuita de artistas locais e nacionais no Parque Municipal, como Linn da Quebrada e Má Rodrigues.
Seis trios elétricos vão ocupar a avenida Afonso Pena durante a concentração, às 14h, com discotecagem de músicas de diversos gêneros. O início da caminhada com destino à Praça Sete de Setembro, no Centro de BH, será às 17h30. Dessa maneira, a dispersão do público ocorrerá a partir das 20h.
Organizada pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero de Minas Gerais (Cellos-MG), a parada deste ano traz como tema “Envelhecer bem: direito às políticas públicas do bem viver, ao prazer e à cidade”. A temática, debatida nacionalmente por outras paradas, propõe reflexões sobre o processo de envelhecimento da comunidade, incluindo a garantia de direitos e políticas públicas para esse público.
Festival Fuzuê
A 26ª Parada LGBTQIA+ ganha, neste ano, uma novidade: o Festival Fuzuê vai agitar o Parque Municipal Américo Renné Giannetti no sábado (19), das 12h às 21h. Com mais de 60 artistas confirmados, incluindo Linn da Quebrada e a DJ Má Rodrigues, o evento é gratuito, com retirada de ingressos por meio do Sympla.
Diferentes linguagens artísticas, como funk, rap, trap e ballroom, vão dividir dois palcos no coração da capital mineira: Sissy Kelly e Nero. O palco principal leva nome em homenagem à travesti militante de BH que, em seus últimos anos de vida, lutava por políticas públicas para pessoas LGBTQIAPN+ idosas. O segundo, onde haverá discotecagem, também homenageia uma figura famosa por sua atuação na cena LGBTQIA+ belo-horizontina, além de seu trabalho como cabeleireiro na Galeria do Ouvidor.
Além da programação diversa, o Festival Fuzuê vai distribuir copos oficiais, com o intuito de reduzir resíduos e promover o descarte correto das latas de bebidas.
Então, anota aí!
26ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Belo Horizonte
- Data: 20 de julho
- Horário: 14h
- Local: no cruzamento da avenida Brasil com a Afonso Pena
Festival Fuzuê LGBTQIA+: Arte, celebração e luta
- Data: 19 de julho
- Horário: 12h
- Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti
- Ingressos: por meio do Sympla
O post BH recebe 26ª Parada LGBTQIA+ neste domingo apareceu primeiro em BHAZ.