Em carta a Trump, prefeito de Cachoeiro (ES) cita Roberto Carlos ao pedir fim do tarifaço


Trump anuncia tarifas de importação de 50% sobre todos os produtos do Brasil por razões ideológicas
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, Theodorico Ferraço (PP), enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com um apelo pelo fim da tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros. No documento, enviado nesta terça-feira (15), Ferraço cita o município como berço do cantor Roberto Carlos, do escritor Rubem Braga, e da principal indústria de rochas naturais do Brasil, e pede reunião com Trump.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
“Cachoeiro de Itapemirim não é apenas o berço do renomado cantor Roberto Carlos e do célebre escritor Rubem Braga, mas também o coração da indústria de rochas ornamentais do Brasil”, escreveu o prefeito.
Ferraço destacou na carta que os EUA são destino de mais da metade das exportações do setor e que aproximadamente 600 empresas e mais de 6.500 empregos diretos dependem da atividade só em Cachoeiro.
Leia a carta
‘Consequências devastadoras’
O prefeito diz ainda que a imposição a tarifa vai trazer consequências devastadoras e imediatas. Ainda segundo Ferraço, os efeitos negativos também atingem diretamente o mercado norte-americano, com o encarecimento de insumos para a construção civil e a possível ruptura de uma cadeia produtiva consolidada há décadas.
“A medida resultaria em um aumento significativo nos custos para o setor de construção civil e para os distribuidores americanos, afetando diretamente os consumidores e empresas nos Estados Unidos”, explicou na carta.
Na carta, Ferraço reconhece a soberania dos países em definir suas políticas comerciais, mas pediu um “diálogo construtivo” e ofereceu a Trump a possibilidade de uma reunião com representantes do setor. “Seria uma honra apresentar pessoalmente nossas perspectivas”, concluiu.
Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo.
Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Líderes mundiais ‘passaram a me respeitar’, diz Trump à BBC.
Getty Images via BBC
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.