É #FATO: Vídeo mostra prédio de cinco andares desabando em segundos em rio na China


Prédio de cinco andares desaba em rio no sul da China por causa de fortes chuvas
Viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra um prédio de cinco andares desabando em um rio na China. É #FATO.
selo fato
g1
📶 Como o vídeo circula na internet?
Ele começou a circular em 3 de julho de 2025 em perfis do Instagram, TikTok e Youtube, além de ter sido divulgado em diversos veículos de comunicação. As publicações afirmavam que a construção teria desabado após chuvas fortes atingirem o sul da China.
O vídeo mostra a construção caindo no rio, sem se partir e em questão de segundos, depois que o solo cedeu repentinamente. Nas redes sociais, usuários apontaram que o registro parecia ter sido produzido com ferramentas de inteligência artificial (IA) e questionaram a veracidade da cena.
🔎 Por que é fato?
As imagens são verdadeiras — não foram produzidas com inteligência artificial. Elas foram registradas em Baise, cidade na província de Guangxi, na China, durante os temporais que atingiram a região entre 30 de junho e 1° de julho deste ano. De acordo com o Ministério de Recursos Hídricos chinês, o rio Lengshui, que atravessa a região, registrou neste ano sua pior enchente desde 2005.
Para obter mais detalhes sobre a gravação, o Fato ou Fake entrou em contato com a agência de notícias Reuters, que disponibiliza o vídeo em sua plataforma. A agência conseguiu identificar a localização exata do prédio.
Imagens de satélite fornecidas pela Reuters mostram que houve deslocamento de terra no local onde ficava o prédio na China.
Reuters
A pedido do Fato ou Fake, o veículo compartilhou imagens de satélite que mostram o antes e depois do desabamento, nas quais é possível observar um deslizamento de terra no local onde estava a construção (veja abaixo).
O Fato ou Fake submeteu o vídeo a ferramentas de detecção de IA. Nenhuma delas apontou indícios de manipulação nas imagens do desabamento. A agência de notícias Reuters também verificou o vídeo de maneira independente e concluiu não ter havido uso de Inteligência Artificial.
Avaliação de um engenheiro
Além disso, o Fato ou Fake mostrou o vídeo para o engenheiro civil Roberto Racanicchi, coordenador do Colégio de Instituições de Ensino Superior (CIES-SP) do Crea-SP, que explicou por que a cena é autêntica.
“Certamente esse vídeo é verdadeiro. Geralmente, nas margens dos rios, existem solos moles, mas a partir do momento que tem uma enchente, a tendência é que esse solo que segura esse prédio seja levado embora. Quando o prédio perde esse apoio, ele desce na vertical, conforme seu peso, ou tomba”, explicou o especialista.
Racanicchi apontou que o prédio filmado tem uma “estrutura monolítica”, ou seja, construída como um único bloco sólido. Se essa estrutura estiver bem feita e houver uma perda de apoio, como ocorreu por conta das chuvas no local, ela pode tombar sem despedaçar.
“No caso, como a perda de apoio foi imediata e abrupta, ele desceu mais rápido, não deu nem tempo de trincar. […] Se a enchente não tivesse levado a base do solo, esse prédio ficaria tombado, com o tempo, iria começar a rachar, a fissurar e a trincar”, disse.
Os temporais que ocorreram são comuns e esperados nesta época do ano. É nesse período que ocorre o pico das “chuvas de ameixa”, que recebem o nome por coincidirem com o amadurecimento das ameixas ao longo do Rio Yangtze.
É #FATO: Vídeo mostra prédio de cinco andares desabando em rio na China
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.