Explore o melhor de Extrema neste clima frio com roteiros de turismo e gastronomia


Crédito: Divulgação

Com a chegada do frio, cresce o interesse para viajar por destinos que combinam com clima ameno, boa gastronomia, belas paisagens e experiências memoráveis e nesse cenário, o município de Extrema, localizado no Sul de Minas Gerais, se destaca como uma das opções mais completas, atraindo visitantes pelo seu charme serrano, hospitalidade e cenários naturais dignos de cinema.
Durante esta estação do ano, a cidade oferece muitas opções turísticas e atrações culturais que se unem ao tradicional Festival de Inverno, que entra em sua 14ª edição entre os dias 5 de julho a 31 de agosto, trazendo nove atrações imperdíveis.
Que tal se programar para um fim de semana inesquecível com toda a família na charmosa cidade mineira, localizada a apenas 110 km de São Paulo e de Campinas? Nesta matéria você vai encontrar dicas imperdíveis e as devidas rotas turísticas para aproveitar o melhor do município durante o clima frio:
1 – Gastronomia
Com receitas tradicionais de família, a gastronomia extremense se torna um evento à parte, onde você encontra não só o melhor da culinária mineira, como tutu, feijão tropeiro, torresmo, como também a mistura da culinária internacional. Além de contar com receitas deliciosas, como o tradicional e premiado pudim, temos o original strudel, feito com massa filo.
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Extrema possui ainda cervejarias, cachaçarias artesanais, bares, produção de hidromel, queijos, entre outras delícias e o melhor: você pode curtir isso e muito mais durante o festival de inverno da cidade. 
Crédito: Divulgação

2 – Santuário de Santa Rita de Extrema
Se você gosta de turismo religioso, sugerimos que conheçam o Santuário de Santa Rita de Extrema, localizada na Praça Presidente Vargas. Datado de 1.850, o templo abriga a imagem fac-símile (cópia idêntica) da padroeira da cidade, além de quadros que compõem a Via Sacra e obras tombadas de autoria do reconhecido artista, mosaicista e pintor italiano Alfredo Mucci, que viveu por um período em Extrema. 
Crédito: Divulgação

3 – Comércio local
Com ares do interior, o centro da cidade é formado não só por lindos cenários, mas também por diversas opções de lojas e serviços para auxiliar sua estadia em Extrema e levar um pedacinho da cidade para sua casa. No Centro Industrial, você encontrará também outlets para compras de materiais esportivos na loja de fábrica da Centauro ou comprar alimentos na lojinha da Bauducco, além de tomar um delicioso café na Casa Bauducco.
4 – Praças 
Caminhar pelas ruas e praças de Extrema é uma viagem pela essência do povo mineiro, já que a cidade conta com praças recém revitalizadas e cheias de charme típico do interior, com coretos, iluminação aconchegante, belas fontes, espaços acolhedores e seguros para boas prosas, momentos de calmaria, jardins e canteiros meticulosamente aparados, além de árvores e flores que dão cor e vida à zona urbana.
Crédito: Divulgação

5 – Ecoturismo
Localizado aos pés da Serra da Mantiqueira, a cidade é acolhida pela biodiversidade da mata Atlântica em um clima de montanha e paisagens num cenário natural fascinante, com cachoeiras, nascentes, rios, montanhas, vales e parques municipais que permitem ao visitante se aventurar em esportes radicais, caminhadas e inúmeras atividades.
Crédito: Divulgação

ROTAS TURÍSTICAS
Para facilitar a experiência dos visitantes, Extrema foi dividida em cinco Rotas Turísticas, que reúnem seus principais atrativos, serviços e equipamentos: Rota das Águas, das Rosas, das Pedras, do Sol e dos Ventos. Acompanhe a seguir o que cada uma oferece de especial:
Rota dos Ventos
Ideal para aventureiros e amantes da natureza, a rota oferece trilhas, escaladas, rapel e rampas de voo livre. O principal destaque é a Serra do Lopo, com altitude que varia entre 880m a 1.725m, com vista para o pôr do sol e rica biodiversidade, incluindo bromélias, orquídeas e animais silvestres.
Rota das Águas
A Rota das Águas está localizada na região onde o Rio Jaguari nos brinda com saltos e cachoeiras que possibilitam a prática de rafting e canoagem. Nesta rota está localizado o Projeto Conservador das Águas e o Parque Municipal da Cachoeira do Salto, que provém ainda de cachaçarias, apiário, café mineiro, doces, queijos artesanais, mercearias rurais e gastronomia típica mineira. A rota conta ainda com o Pico do Lobo Guará, de onde é possível fazer saltos de paraglider.
Rota do Sol
Voltada para esportes de aventura como trilhas de jipe, moto e bike na Serra das Anhumas, a Rota do Sol oferece a Prainha do Juncal, pousadas, artesanato em tear, cachaçarias e culinária típica mineira.
Rota das Pedras
Para os aventureiros, o melhor destino é a Rota das Pedras, onde é possível passear pelo alto da serra em meio à neblina, apreciar belíssimas paisagens, além da fauna e flora silvestres. A rota conta ainda com pedra de escalada, espaços para retiros holísticos e cervejaria artesanal, o que faz dessa região uma experiência à parte.
Rota das Rosas
Por fim, a Rota das Flores concentra um centro cultural e religioso, abrigando o Parque Cachoeira do Jaguari e o Parque Municipal de Eventos, no qual reúne artesanato local da Produção Associada ao Turismo, feiras noturnas, cervejarias artesanais, restaurantes, pousadas, hotéis e o Centro de Informações Turísticas (CIT) para bem receber o visitante e por fim, conta com o Santuário Santa Rita e praças com ar de interior.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.